Os 180 anos do nascimento de Tobias Barreto

Redação, 08 de Junho , 2020 - Atualizado em 08 de Junho, 2020

Neste domingo, dia 07 de junho, foi o aniversário de nascimento do sergipano Tobias Barreto de Meneses. Nascido em 1839, o filósofo, escritor e jurista brasileiro faria 181 anos de idade. Tobias Barreto nasceu na Vila de Campos do Rio Real, cidade que hoje leva o seu nome: Tobias Barreto.

Tobias é filho de Pedro Barreto de Menezes e de Emerenciana Barreto de Menezes. Iniciou os estudos na Vila de Campos e logo após mudou-se para Estância, onde estudou latim e música. Em 1861, Tobias Barreto mudou-se para a Bahia e ingressou no seminário, mas não se adaptou. Mudou-se para uma república de amigos em Salvador. Estudou filosofia e matérias preparatórias. Quando o dinheiro acabou, voltou para Vila de Campos.

Em 1862, Tobias Barreto mudou-se para o Recife e ingressou na Faculdade de Direito. O ambiente na cidade era muito intelectualizado e dominado pelos estudantes do curso jurídico. Entre os alunos estavam Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Castro Alves, com quem trocou desafios poéticos.

Tobias Barreto se submeteu ao concurso para ensinar Latim no Ginásio Pernambucano, porém ficou em segundo lugar. Em 1867 concorreu para a vaga de professor de Filosofia no mesmo Ginásio, foi classificado, mas não foi o escolhido.

Tobias Barreto procurava esquecer sua origem humilde, mas era mestiço e se achava descriminado pela cor da pele. Tentou casar com Leocádia Cavalcanti, mas não foi aceito pela família aristocrática da moça. Apaixonou-se por Adelaide do Amaral, artista portuguesa e casada, para quem declamava versos cheios de amor.

Advogado, Professor e Poeta
Depois de formado, Tobias Barreto passou dez anos morando na pequena cidade de Escada, na região açucareira de Pernambuco. Casou-se com a filha de um dono de engenho e proprietário de terras da cidade de Escada. Dedicou-se à advocacia. Foi eleito para a assembleia Provincial de Escada e, editava um jornal na cidade.

De volta ao Recife, passou em um concurso para lecionar na Faculdade de Direito. Hoje a Faculdade é consagrada como “A Casa de Tobias”.

Escrevendo sempre para a imprensa, deixou apenas um livro de poesias de feitio romântico-condoreiro, “Dias e Noites”. A preocupação com os problemas sociais do Brasil é a característica principal da terceira geração de poetas românticos.

A campanha pela República e pelo fim da escravidão ganha as ruas e o poeta procura ser o porta voz do povo, como fez Tobias Barreto em seus versos:

“Se é Deus quem deixa o mundo
sob o peso que o oprime,
Se ele consente esse crime,
Que se chama a escravidão,
para fazer homens livres,
para arrancá-los do abismo,
Existe um patriotismo
Maior que a Religião.

Se não lhe importa o escravo
Que a seus pés queixas deponha,
Cobrindo assim de vergonha
A face dos anjos seus,
em delírio inefável,
praticando a caridade,
Nesta hora a mocidade
corrige o erro de Deus! (…)”

Filósofo Positivista

A sua contribuição filosófica e científica foi de grande importância, uma vez que contestou as linhas gerais do pensamento jurídico dominante e tentou fazer um entrosamento entre a filosofia e o direito, propagando os estudos de Darwin e o positivismo de Haeckel.

Tobias Barreto faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 26 de junho de 1889.

Obras de Tobias Barreto
O Gênio da Humanidade, 1866
A Escravidão, 1868
Ensaios de Filosofia e Crítica, 1875
Ensaio de Pré-História da Literatura Alemã, 1879
Estudos Alemães, 1880
Dias e Noite, 1881
Menores e Loucos em Direito Criminal, 1884
Discursos, 1887
Questões Vigentes de Filosofia e Direito, 1888
Polêmicas, 1901.
Livros dos Heróis
Em 10 de dezembro de 2019, foi sancionada a Lei 13.927, que inscreve o nome de Tobias Barreto de Menezes no Livro dos Heróis da Pátria. A homenagem é oriunda do PLS 523/2015, aprovada na Câmara no início de outubro e no Senado em 2016.

 Foto: Senado

Por: Alese

Com informações da Ebiografia


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc