Prefeitura de Itabaiana realiza ações de conscientização e prevenção em tradicional feira do gado

Redação, 24 de Junho , 2020 - Atualizado em 24 de Junho, 2020

Nesta manhã de quarta-feira, dia 24, a Prefeitura de Itabaiana através de sua Secretaria de Agricultura, realizou ação de conscientização e de entrega de kits de higiene na tradicional Feira de Gado que acontece todas as quartas no Povoado Pé do Veado, quando diversos criadores de gado levam seus animais para que realizem trocas e vendas. Boa parte da comercialização e do abastecimento de carne passa pelas mãos dos pequenos criadores de gado e, consequentemente, por essa feira. A organização é feita por particulares que cuidam de toda questão de alvará para seu funcionamento. Com o advento da pandemia do novo coronavírus, seus organizadores, de forma muito consciente, decidiram que as atividades deveriam parar.

Porém, em virtude da importância da feira para o abastecimento de carne bovina e seus reflexos na economia do município, os organizadores avaliaram que era necessário seu retorno. Mas que, para isso, era preciso que todas as recomendações de saúde fossem seguidas à risca. Por essa razão, foi criada uma parceria entre a Prefeitura de Itabaiana e a organização da feira para que a realização voltasse a acontecer.

A Secretária de Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento Alimentar do Município, Lorena Sousa, foi contatada pelos organizadores da feira para que esta voltasse a ser realizada e que todas as medidas de segurança sanitária fossem observadas. “A realização dessa feira tem impacto direto no abastecimento de carnes bovinas, tanto na alimentação quanto na economia do município. Diante disso, procurei a Secretaria de Saúde para que auxiliasse também na entrega de kits de higiene e na conscientização das pessoas que participam da feira de gado”, informou a secretária Lorena.

Assim, a equipe da esteve no local para garantir que as recomendações de saúde e higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde fossem seguidas de forma efetiva. É importante salientar ainda que várias "fake news" foram criadas dizendo que a Prefeitura de Itabaiana havia impedido a realização da feira do gado por conta da pandemia. Primeiro, a realização da Feira é de responsabilidade de particulares, como supracitado, e que a decisão de parar foi única e exclusivamente de autoria dos responsáveis, ao entenderem que o momento exigia essa decisão.

Fonte: Assessoria


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc