Congresso em Foco: Fábio Henrique é o único deputado sergipano a concorrer no geral e em categoria

Redação, 21 de Julho , 2020

Até o dia 31 de julho está sendo realizada a votação popular do Prêmio Congresso em Foco, nowww.premiocongressoemfoco.com.br, que tem como objetivos principais valorizar o Poder Legislativo e estimular a sociedade a acompanhar a atuação dos eleitos de forma permanente e ativa. Essa é a 13ª vez que o Prêmio Congresso em Foco homenageia os parlamentares mais bem avaliados pelo público, por um júri especializado e pelos jornalistas que cobrem o Congresso. O deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE) concorre ao prêmio de ‘Melhor Parlamentar’ e éo único deputado sergipano a concorrer em categoria específica, na categoria ‘Clima e Sustentabilidade’.

Fábio Henrique está no primeiro mandato e esse é o segundo ano consecutivo que o parlamentar concorre aos prêmios. “O fato de está concorrendo ao prêmio geral e ser o único deputado sergipano à concorrer em uma categoria (Clima e Sustentabilidade), aumenta a minha responsabilidade em relação à atuação parlamentar, mas também indica que estamos fazendo um mandato propositivo. Tenho trabalhado incansavelmente para fazer valer a voz dos sergipanos”, detalhou Fábio Henrique.

*Clima e Sustentabilidade*

A categoria ‘Clima e Sustentabilidade’ premia os parlamentares que mais se destacaram, desde o início de 2020, na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para a proteção dos recursos naturais e do clima e para o desenvolvimento sustentável. “Estou muito feliz em já ver meu trabalho sendo reconhecido e estando entre os melhores deputados”, afirmou o deputado sergipano.

A organização leva em conta a efetiva atuação dos parlamentares na área que seja objeto de premiação. Também é observada a participação em debates, na apresentação de proposições legislativas, em relatorias e em outras atividades com impacto positivo no aprimoramento da legislação da área e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas no setor;e histórico de votações no Congresso Nacional.

*O Prêmio*

O Prêmio Congresso em Foco é o reconhecimento da atuação parlamentar mais respeitado no Brasil, é apolítico e possui três filtros de avaliação: votação popular, júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. A entrega será no dia 20 de agosto e será a primeira vez que o evento de premiação será digital, por conta da pandemia de covid-19.

O jornalista e fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, ressaltou a isenção do processo de votação na internet. “É um processo que a gente faz com muito cuidado. O objetivo não é ter muitos votos, mas ter votos absolutamente regulares. Os votos são auditados, passam por auditoria externa e são monitorados pela APCF (Associação dos Peritos Criminais Federais) de maneira que sejam escolhidos os parlamentares mais bem avaliados”, explicou. “Portanto, robô ou qualquer coisa que se fale sobre manipulação no Prêmio Congresso em Foco podem ter absoluta certeza de que realmente não acontece. Os vencedores na avaliação popular têm variado muito conforme o prestígio das diversas forças políticas em disputa”, ressaltou.

Além da votação popular, existe o júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. Votam jornalistas dos veículos credenciados no Congresso, desde que não prestem serviços de lobby. E o júri é formado por cinco pessoas. Quatro, representando as áreas acadêmica, empresarial, trabalhista e o terceiro setor. O quinto assento é do Congresso em Foco, que costuma atuar como mediador e facilitador de um júri que, ano após ano, se revela equilibrado e plural.

 

Por: assessoria 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc