Chegaram as Vacinas? (por Antonio Samarone)

Redação, 21 de Julho , 2020

Seu Romeu de Itabaiana me telefonou, perguntando onde era a fila para ele tomar a vacina contra a covid-19. Calma, Seu Romeu, ainda demora. Ele retrucou, pela empolgação dos noticiários da televisão, a vacina tinha chegado no Brasil. Mostrou até o desembarque do avião.

O que tem de verdade?

Cinco Vacinas contra a Covid-19 entraram na última fase dos testes, com resultados promissores: as vacinas da empresa chinesa CanSino Biologi, em parceria com o governo chinês, da Universidade de Oxford, em parceria com a multinacional farmacêutica AstraZenica (testada pela Fiocruz), a da empresa Sinovac (chinesa), em teste pelo Instituto Butantã e outras duas desenvolvidas pela estatal “China National Biotec”.

Ou seja, das cinco vacinas que entraram na fase três dos testes, quatro são chinesas.

Existe a vacina da empresa americana “Moderna Therapeutics”, anunciada com muita pompa, que usa fragmentos do RNA. Uma novidade ainda duvidosa. Os testes finais não começaram.

As duas em teste no Brasil, a vacina da Universidade de Oxford usa uma versão atenuada de um adenovírus gripal, que recebe uma das proteínas do novo coronavírus, e a vacina da Sinovac (chinesa), usa uma versão inativada do próprio coronavírus (a técnica tradicional)

Tudo bem na teoria, as vacinas estimularam a produção de anticorpos e linfócitos T, responsáveis pela imunidade e os efeitos colaterais foram pequenos.

Entretanto, nenhum dos testados foi exposto ao SARS-CoV-2, o novo coronavírus, ao vivo, e comprovado que não contrai a doença. Os novos testes vão esclarecer se a imunidade produzida pelas vacinas é de longo prazo, e por quanto tempo.

Qual a imunidade produzida nos infectados pelo SARS-CoV-2? Há controvérsias... A resposta é decisiva para o sucesso das vacinas.

Torço pelos otimistas.

Ontem na coletiva das autoridades divulgando a chegada das vacinas para os testes em São Paulo, o Governador Dória fez uma fala megalomaníaca: “hoje é um momento histórico de grandeza da ciência nacional”. Esclarecendo, o Brasil participa fornecendo as pessoas que serão usadas como cobaias no testes das vacinas.

Que venham as vacinas!

Antonio Samarone. (médico sanitarista)

PS: a foto é de uma representação da cabeça da deusa asteca Mayahuel, deusa da agave (planta da qual se destila a tequila) e por consequência a deusa da embriaguez.
Vocês acham que houve plágio de quem criou a figura do SARS-CoV-2?


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc