Governo Federal proíbe emprego de fogo em áreas rurais durante quatro meses

Redação, 24 de Julho , 2020 - Atualizado em 24 de Julho, 2020

O Governo Federal proibiu o emprego de fogo em áreas rurais durante quatro meses. A determinação foi feita por meio do Decreto 10.424, publicado no Diário Oficial da União do último dia 16. O objetivo da medida é reduzir os incêndios no período em que ocorre uma maior incidência de queimadas no país, entre agosto e outubro.

“O decreto foi nacional porque temos uma problemática em algumas regiões neste período, tipo Norte, Centro-oeste, com um aumento dos incêndios em vegetação, que têm como uma das causas a situação climática (tempo seco com baixa umidade e calor, por exemplo). Em Sergipe, estamos no inverno. De outubro a março é o período de maior incidência desse tipo de ocorrência no Estado”, afirmou o diretor operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), tenente-coronel Fábio Cardoso.

Segundo dados do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no ano passado esses meses foram os que tiveram o maior número de incêndios em vegetação. Sendo 263 ocorrências em janeiro, 93 em fevereiro, 58 em março, 61 em outubro, 186 em novembro e 178 em dezembro. Esse ano os números foram menores, se comparados ao mesmo período do ano passado, com 198 em janeiro, 57 em fevereiro e 40 em março.

O bombeiro explica que em Sergipe a maior incidência de incêndios em vegetação ocorre em áreas urbanas. “Isso acontece com o início do período de estiagem e por conta da ação humana de jogar uma birra de cigarro, atear fogo na vegetação para limpar o terreno etc. A recomendação no sentido de prevenir esse tipo de ocorrência é manter os terrenos limpos, utilizando a técnica de roçagem e deixando uma área de aceiro próximos às vias públicas, que consiste em isolar o terreno deixando uma faixa sem vegetação, visando evitar a propagação de incêndios”, conclui o coronel Fábio.

Fonte: Ascom/CBM


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc