E as Escolas em Sergipe? (por Antonio Samarone).

Redação, 02 de Agosto , 2020

Uma nova polêmica: as escolas devem ser reabertas? Quais os critérios que devem ser observados? Vai depender somente da taxa de ocupação das UTIs? Quando as aulas presenciais devem recomeçar em Sergipe?

Qual a taxa de contágio que permite a reabertura das escolas em segurança, se é que exista?

Existem protocolos que garantam a segurança de professores e alunos? Ou, as aulas presenciais devem esperar a vacina?

O SINTESE defende, em boa hora, “que sejam garantidas as condições necessárias de infraestrutura, com ambientes seguros e adequados para prevenir a propagação do vírus nos centros de educação.”

Serão fornecidos EPI aos professores e funcionários? Máscaras N95 ou PFF2, com certificado de aprovação (CA).

Quais as condições de higiene do transporte escolar?

Sobre a questão do retorno das atividades presenciais, o Conselho Estadual de Educação, em Resolução Normativa Nº 6, de 25 de junho, publicada em no DOE nº 28460, determinou:

“Na reelaboração do calendário escolar do ano letivo de 2020, as instituições educacionais deverão levar em consideração a possibilidade de retorno gradual das atividades presenciais dos estudantes, professores e demais profissionais da educação nas dependências administrativas, pedagógicas e de convivência social, seguindo orientações das autoridades sanitárias.”

Ou seja, não diz nada, fica em cima do muro. “Levar em consideração a possibilidade” é óbvio. O que significa “retorno gradual”. Voltam quantos professores e quantos alunos por dia? Gradual é isso? São resoluções retóricas.

E o ensino à distância, quais as implicações para os alunos que não possuem Internet em casa?

Distanciamento físico, lavar as mãos e o uso de máscaras (burcas sanitárias) nas escolas são viáveis? Essas medidas são suficientes?

E a testagem em massa de professores e alunos é viável em Sergipe?

O que pensam os estudantes e professores? O que pensam os pais dos alunos? O que pensa a Saúde Pública? Qual a pretensão da rede privada de ensino?

Qual a visão do poder público, muitas vezes infestada de populismo?

Nessa fase dos debates, vou fazer amanhã (03/08), as 18 horas, uma LIVE, para conversar com o professor JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO, doutor em educação, secretário da educação por longo tempo. O que ele pensa sobre essa espinhosa questão?

Vamos tentar aprofundar essa polêmica.

Quais são os desafios da educação em Sergipe, no contexto da pôs Pandemia, esse é o tema da LIVE. Acho que antes dos decretos, o poder público deveria ouvir os ecos da sociedade, o que as pessoas pensam.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc