Novo padrão de gasolina passa a valer a partir desta segunda-feira (03); preço deve ser reajustado

As novas especificações valem para gasolina tipo C (comum) e Premium

Redação, 03 de Agosto , 2020 - Atualizado em 03 de Agosto, 2020

Imagem ilustrativa. (Foto: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo)

A gasolina vendida no brasil passa a atender um novo padrão a partir desta segunda-feira (03). As novas especificações valem para a gasolina tipo C (comum) e Premium – aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos.

A Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, afirma que já segue os novos parâmetros e que estes trazem três novidades. A primeira é na massa específica, ou densidade: Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador.

A segunda novidade é a mudança no método de contagem da octanagem da gasolina. A octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor. Quando a mistura de gasolina com ar entra na câmara de combustão, o pistão faz um movimento de compressão, até que a vela solta uma faísca que promove a explosão. O IAD exigido para a gasolina brasileira era de 87 octanos. Agora, segundo as novas regras, a gasolina deve ter 92 octanos, de acordo com a metodologia RON. A partir de 2022, o RON exigido sobe mais um pouco, chegando a 93 octanos.

Por fim, também foi introduzido a temperatura mínima de 77 °C para a destilação de 50% da gasolina. Antes, havia apenas um teto para a destilação, de 80 °C.

O PREÇO DA GASOLINA IRÁ AUMENTAR?

De acordo com a Petrobras, a gasolina deve passar por um reajuste em seu valor de aquisição, porém, ainda não informou qual a diferença nos preços. Em nota, a Petrobras disse que “o ganho de rendimento de 5%, em média, proporcionado pela nova gasolina compensará uma eventual diferença no preço da gasolina”, e que “o preço do combustível é definido pela cotação no mercado internacional e outras variáveis”. Além disso, a empresa afirma, também, que apesar de o motorista pagar mais pelo combustível, o veículo rodará mais quilômetros com um litro de gasolina.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc