Governo de Sergipe acena com possibilidade de reabertura parcial, a partir deste fim de semana, dos shoppings no estado.

Redação, 03 de Agosto , 2020 - Atualizado em 03 de Agosto, 2020

O governador Belivaldo Chagas em entrevista, por telefone, na manhã desta segunda-feira (03), ao radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho, na rádio Jornal FM, falou das próximas etapas do Plano de Retomada da Economia em Sergipe, com a possibilidade de reabertura parcial, a partir deste fim de semana, dos shoppings no estado.

“Nesta quarta-feira, teremos a reunião do Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere) e discutiremos a reabertura. Convidarei um representante dos shoppings para detalhar o que é necessário para isso, com atenção especial com a praça de alimentação, restaurantes e com os protocolos que deverão ser cumpridos nesse processo de reabertura. Também já conversei com o prefeito Edvaldo Nogueira para, caso o Comitê decida sobre o funcionamento dos shoppings, a frota dos ônibus passe a funcionar em 100% para tentar evitar aglomeração no transporte público”, disse o governador.

Belivaldo explicou, mais uma vez, que as decisões serão por etapas. “Essa semana resolveremos a questão dos shoppings e, provavelmente, bares e restaurantes na próxima semana. Mas, internamente, já começamos a discussão, também, sobre as possibilidades de retorno às aulas, que poderá acontecer até o final do ano. Há muitas questões que precisamos debater, principalmente porque sabemos que há uma complexidade maior com relação à rede pública, que abrange um público amplo e diversificado de pessoas, há, por exemplo, muitos alunos que moram na zona rural e dependem do transporte escolar, tudo isso precisa ser avaliado. Já quanto aos cinemas, shows e eventos, essa discussão vai ser mais para frente”. 

O chefe do Executivo estadual evidenciou que o Estado tem feito sua parte, já são 209 leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 em funcionamento na rede pública e 409 leitos de enfermaria, incluindo os da Prefeitura de Aracaju. “Em nenhum momento chegamos a estar com leitos zerados e continuamos trabalhando para garantir essa assistência. Fizemos e continuaremos a fazer a nossa parte, trabalhando por todos e priorizando salvar vidas, mas, neste momento, é preciso também retomar a economia”, explanou. 

O governador voltou a destacar, também, a necessidade de os comércios seguirem os protocolos de funcionamento para que o Plano de Retomada possa avançar. “Há protocolos que precisam ser respeitados, como também a quantidade de pessoas nesses estabelecimentos e o distanciamento social. Estamos fazendo a reabertura e as pessoas precisam colaborar, pois caso contrário, espero que não, mas se houver necessidade, poderemos voltar a fechar, vai depender da colaboração de todos”, reafirmou. 

Taxa de ocupação

O governador falou, ainda, que os dados apontam para uma redução nos casos e na taxa de ocupação de leitos na última semana, o que pode significar que Sergipe tenha atingido o pico da curva de contágio. “A gente começa a observar uma queda na ocupação de leitos. Ontem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública estava em 73,7% e em 84,5% na rede privada. Os números já mostram também uma movimentação menor de contágio na capital, Aracaju. Mas é preciso cautela e que todo o cuidado continue, vamos continuar trabalhando e pedindo às pessoas que colaborem para que essa redução seja contínua”. 

Segundo o Observatório de Sergipe, a última semana apresentou redução de 18,5% no número de novos casos. Na rede SUS, houve uma leve queda na ocupação dos leitos de UTI, diminuindo de 80% (em 20/07/2020) para 78% (em 02/08/2020). Já quanto à ocupação dos leitos de enfermaria a queda foi expressiva, de 68% (em 20/07/2020) para 51% (em 01/08/2020). 

Na rede privada, com relação aos leitos de UTI, houve expressiva diminuição da ocupação, saindo de 121% (em 20/07/2020) para 88% (em 02/08/2020). Com relação aos leitos de enfermaria foi de 118% (em 20/07/2020) para 60% (em 02/08/2020). 

A última semana apresentou, ainda, redução de 32% no número de óbitos pela Covid-19 em Sergipe.

Por: ASN 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc