O Tribunal do Júri em Itabaiana. (por Antonio Samarone)

Redação, 06 de Setembro , 2020 - Atualizado em 06 de Setembro, 2020

 

Pedro de Rita foi atacado numa estrada deserta, no meio da noite, em plena escuridão. No desespero, sacou de uma faca e golpeou o agressor. O golpe foi fatal, atingiu o coração do desconhecido.

Preso, levado a julgamento popular, Pedro foi interrogado pelo Juiz de Direito, Dr. João da Silva Melo, e usou como principal argumento a tese de legítima defesa. “Doutor, fui pego de surpresa, tomei um susto, senti que forasteiro queria me matar. Instintivamente, me defendi. Para não morrer, saquei de uma faca e apliquei um contra golpe.”

O Doutor Juiz ponderou: “E precisava matar? Por que o senhor não deu a facada em outro lugar, escolheu logo o coração.”

Pedro de Rita tomou a pergunta como descabida e retrucou: “O Senhor acha mesmo eu que deveria ter riscado um fósforo para alumiar e escolhido outro lugar para enfiar a faca?”

O Juiz se calou pensativo.

Esse argumento de Pedro de Rita em sua defesa, foi o mesmo usado pelo Rei Édipo, acusado de parricídio, de ter matado o Rei Laio, seu pai: “Por acaso, se fosses agredido por um desconhecido numa estrada deserta, iria, antes de se defender, indagar se aquele homem era o seu pai?”

Os dois fatos são reais, o de Pedro de Rita, contado por Tonho de Dóci, em seu livro, "História de uma Paixão", e o do Rei Édipo, contado por Sófocles, em "Édipo em Colono". Apenas modifiquei os personagens centrais da narrativa itabaianense.

Antonio Samarone. (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc