Consultoria técnica do Senado diz que reeleição de Alcolumbre viola a Constituição

Redação, 25 de Setembro , 2020

A Consultoria Legislativa do Senado elaborou um parecer afirmando ser "inequívoco" que a Constituição proíbe a reeleição nas Casas do Congresso "dentro da mesma legislatura". Eleito em 2019, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) pretende concorrer à reeleição para ficar no cargo até 2023.

Na análise feita a pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o advogado e consultor legislativo Arlindo Fernandes de Oliveira disse que a Constituição "comporta muitas interpretações em vários itens", mas descarta a hipótese de o atual presidente concorrer na próxima disputa.

Após o parecer da Consultoria Legislativa do Senado negativo à Alcolumbre repercutir na imprensa, o senador Alessandro Vieira se manifestou e ressaltou ser impossível tapar o sol com a peneira.

“A Consultoria do Senado é formada por profissionais altamente qualificados e independentes. Mais importante: Estamos falando de uma vedação constitucional expressa. O Senado não tem a possibilidade de modificar isso por nenhum meio, salvo a aprovação de Emenda à Constituição. Qualquer coisa diferente disso representa um golpe inaceitável contra a própria democracia.”, destacou Vieira.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc