Usos dos drones na perícia criminal

Segundo o Instituto de Criminalística de Sergipe, o equipamento possibilita maior eficácia na identificação, análises e exames periciais em locais de crime ou de difícil acesso

Redação, 16 de Outubro , 2020

O drone é um importante aliado no trabalho de perícia criminal desenvolvido pelo Instituto de Criminalística de Sergipe (IC). Os equipamentos possibilitam maior eficácia nas análises e exames periciais que são feitos em situações de riscos às equipes de peritos, como os locais de difícil acesso ou inacessíveis e dos litigiosos, além de cenários de grandes desastres, como no rompimento de uma barragem, por exemplo. 
 

O instrumento reduz o tempo das coletas de vestígios e, consequentemente, o período para a conclusão das análises e exames periciais. Diante da importância dessa tecnologia na atuação da perícia, o IC vem realizando o curso de Operação Remota Pilotada (RPA) para os peritos criminais. As aulas teóricas ocorreram nos dias 5 e 6 de outubro, de modo virtual, e as práticas, no estádio Lourival Batista, nos dias 14, 15, 20, 21 e 22 deste mês.
 

O treinamento, organizado pelo IC, está sendo ministrado pelos professores Clarkson Brito, que é major da Polícia Militar, e Luciano Roque, fotógrafo. O curso tem como objetivo o conhecimento dos principais componentes dos drones e das suas funções, o entendimento do checklist das etapas do voo, assim como da legislação, dos fundamentos da aerofotografia e operação dos aplicativos na estação de comando.
 

O diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Homem, destacou que os drones permitem uma atuação mais eficaz e eficiente nas perícias feitas pela instituição, já que ampliam a possibilidade de mapeamento das áreas que serão periciadas.
 

“Do ponto de vista da perícia criminal, a utilização de drones institui um extraordinário instrumento de eficiência, uma vez que reduz o tempo dos exames e de coleta de vestígios e os custos, sobretudo na aquisição de imagens de satélites, e de eficácia, visto que concede equipamentos, como câmeras, sensores e imagens, para a melhoria da prova pericial”, explicou.
 

Luciano Homem salientou que os drones possibilitam maior segurança aos peritos. “Ademais, vale ressaltar que há a redução de riscos para as equipes de peritos, como nos locais de difícil acesso ou inacessíveis e os locais litigiosos, assim como quando há a necessidade de execução pericial em grandes áreas, como um desastre em barragens, como ocorreu em Minas Gerais” detalhou.

Usos dos drones na perícia
 

Na perícia do IC, os drones são utilizados para fotografias áreas de vestígios em local de crime e reconhecimento de local de acidente de trânsito. Os equipamentos também permitem os registros de grandes deslocamentos, de ocupações irregulares em áreas protegidas ou pertencentes a terceiros. Há ainda o auxílio nos levantamentos topográficos, danos ao meio ambiente e também às estruturas de edificações.
Ver todas as notícias
 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc