MPSE e parceiros lançarão o livro “Nascentes do São Francisco”

Redação, 27 de Outubro , 2020

O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e Nascentes (CAOpSFN), e parceiros lançarão na próxima sexta-feira, 30, a partir das 8h30, no hall do auditório do MPSE, o livro “Nascentes do São Francisco”. A obra, organizada pela promotora de Justiça Allana Rachel Monteiro, traz 11 capítulos que destacam o desenvolvimento do premiado Projeto “Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios”. Além disso, o livro conta com depoimentos dos beneficiários do Projeto e dá destaque a poetas da caatinga.

O livro é uma realização do MPSE, da GOS Florestal, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Agência Peixe Vivo e da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco. Conta, ainda, com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Projeto do Ministério Público de Sergipe “Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios” é uma inciativa do CAOpSFN, apoiado pela Procuradoria-Geral de Justiça, com o intuito de promover o aumento da quantidade e qualidade da água, através da recuperação e preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas de Reserva Legal (ARLs) nas propriedades rurais do estado de Sergipe. A iniciativa fomenta uma política pública permanente nos municípios sergipanos para, em conjunto com a sociedade civil, especificamente, com os proprietários rurais, seja realizada a gestão solidária e harmônica das Florestas e dos Recursos Hídricos.

Em 2007, o “Nascentes do São Francisco” foi o grande vencedor do Prêmio CNMP na categoria “Transformação Social”. Em 2014, ganhou, em 1º Lugar, o Edital da Agência Nacional de Águas (ANA).Também já foi pré-selecionado para o Prêmio Innovare.

“Através dessa obra, muitas pessoas conhecerão melhor o Projeto e o trabalho de todos os que dedicam esforços na preservação do Rio São Francisco, com o cuidado desde as nascentes, matas ciliares e todo o ecossistema que se desenvolve ao longo de sua bacia, e poderão, quem sabe, e aí está meu desejo e esperança, despertar em muitos a missão de zelar pelo meio ambiente, na certeza de que mesmo que essas atitudes pareçam pequenas, representam grandes mudanças e fazem a diferença”, destacou o procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d’Avila Fontes.

Para a promotora de Justiça Allana Rachel Monteiro é uma honra poder lançar um livro desse Projeto construído a tantas mãos e com tanta dedicação. “Estou muito feliz e agradecida aos parceiros por todo o apoio na execução do Projeto e, agora, na elaboração dessa obra. A Caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil e, talvez, o menos conhecido pelos brasileiros e, por isso, pouco valorizado. É um dos mais degradados do país, com risco de extinção, levando suas áreas a situações de desertificação, sendo de difícil recuperação. Recuperar e conservar a Caatinga é uma luta que precisa continuar bravamente. Este Projeto serve de modelo para inspirar outros que precisam acontecer, senão, sofreremos arduamente com a desertificação em muitas áreas de Sergipe”, frisou.

Fonte: Núcleo de Comunicação/Ministério Público de Sergipe


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc