As Urnas Falaram... (por Antonio Samarone)

Redação, 16 de Novembro , 2020

 

Como acho a política uma forma civilizada de enfrentarmos os conflitos sociais, passei a madrugada espiando os resultados das urnas pelo Brasil afora.

Sem pretensões científicas, nem sequer estatísticas, apenas pelo “feeling”, pelo pressentimento, entendo que as urnas mandaram um recado: “É preciso que tudo mude, para tudo continuar como está”. A velha máxima de Tomasi Di Lampedusa, em seu clássico “Il Gattopardo”, continua atual no Brasil.

Claro, uma primeira e sonolenta impressão.

Ressalvando-se o segundo turno em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Belém onde projetos divergentes (esquerda X direita) estarão em disputa, no mais, é seis por meia dúzia.

Outra evidencia: os candidatos bolsonaristas e petistas foram mal sucedidos nas Capitais. No segundo turno, com exceção de Fortaleza, com um bolsonarista, Recife e Vitória com um petista, nas demais capitais eles foram derrotados.

Em Sergipe, até onde apurei, o PT elegeu o Prefeito de São Domingos. Convenhamos, foi muito pouco.

Grosso modo, prevaleceu a vitória dos políticos tradicionais e das máquinas públicas. A descrença na política produziu uma profunda indiferença no eleitorado.

Em Sergipe, as urnas ainda apontaram o fim dos grandes líderes. Jackson Barreto não conseguiu eleger um vereador em Aracaju.

Sergipe se tornou o reino do baixo clero. O prestígio político de nenhum líder, novo ou antigo, consegue cruzar a fronteira dos seus municípios.

Entre os líderes locais, chamou a atenção a consolidação da liderança de Valmir de Francisquinho, em Itabaiana e a vitória do Padre Inaldo (com a ajuda de Zé Franco) em Socorro.

As disputas em Sergipe foram transferidas para 2022, sem prognósticos. Por enquanto, ninguém saiu na frente.

Claro, as urnas ainda falarão no segundo turno em Aracaju, para completar o cenário político em Sergipe.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc