O Governo de Sergipe premiou três iniciativas voltadas à revitalização do comércio no centro de Aracaju durante o Centrolab Hackathon, realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) em parceria com Seplan, Sedetec e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). O evento ocorreu nesse final de semana na Escola do Legislativo, na Praça Fausto Cardoso.
Com o tema “Revitalização do comércio do centro da cidade”, o desafio reuniu propostas que buscam aproximar consumidores, lojistas e espaços culturais. A equipe ConecCentro ficou em primeiro lugar com um aplicativo que integra mapa inteligente, guia comercial, agenda de eventos, sistema de recompensas por visita e um painel de gestão para comerciantes. Em segundo lugar ficou a equipe Centro 360º, que apresentou uma plataforma digital para simplificar a organização de eventos e articular produtores, comerciantes, cidadãos e o poder público. A terceira colocada, CentroAju, propôs uma plataforma hiperlocal com marketplace, navegação inteligente e elementos de gamificação para conectar lojas físicas e consumidores.
Os prêmios entregues seguiram a ordem de classificação: a equipe vencedora ConecCentro recebeu R$ 5 mil em dinheiro; a equipe Centro 360º ganhou cinco monitores gamer Samsung 24” FHD; e a equipe CentroAju foi premiada com cinco fones de ouvido JBL On-Ear Tune 520BT sem fio.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, afirmou que o hackathon vai além da entrega de prêmios, ressaltando o compromisso do governo com a cultura e com a juventude sergipana, e com a promoção de soluções locais para reavivar o comércio central.
A coordenadora do Centrolab Hackathon, Gabriela Rezende, destacou que a escolha das ideias vencedoras seguiu critérios técnicos rigorosos, avaliados por lojistas locais e especialistas em comércio, além de considerarem aspectos de tecnologia, inteligência artificial, marketing e relacionamento com o cliente.

Participantes também comentaram a experiência. A estudante de Direito Caroline de Jesus relatou surpresa e satisfação com o primeiro lugar, lembrando a imersão da equipe e a experiência de atuar em um ambiente predominantemente masculino. O especialista em Sistema de Informação Daniel Quintela atribuiu o sucesso à multidisciplinaridade das equipes, afirmando que a interação entre profissionais de áreas diversas elevou o potencial do grupo e permitiu desenvolver a solução do zero.
LEIA TAMBÉM
Governo de Sergipe entrega segunda alça do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves nesta quinta-feira, 22
21 de outCencosud renova o patrocínio do Pré-Caju 2026 ao lado do GBarbosa
21 de outLuizão organiza ato com Nikolas Ferreira em apoio a Flávio Bolsonaro em Aracaju
20 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

