Pular para o conteúdo

INSTITUIÇÕES SE UNEM PARA ERRADICAR O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO E TRÁFICO DE PESSOAS EM SERGIPE 

Compartilhe

No dia 11/10, evento realizado pelo TRT20, com apoio do MPT-SE e diversas instituições, vai discutir ações de enfrentamento

As ações de enfrentamento ao Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas serão discutidas no próximo dia 11/10, durante evento realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) é uma das instituições que apoia a iniciativa.

Nesta segunda-feira (30), a convite do TRT/SE, o procurador Márcio Amazonas e representantes do Ministério Público Federal (MPF), Advocacia-Geral da União (AGU), Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas (ASSAT) participaram de uma reunião e discutiram os últimos ajustes para o evento, que vai ocorrer na próxima semana. “Este é um momento histórico, com a reunião de diversas instituições federais e estaduais, unidas para erradicar o trabalho escravo e o tráfico de pessoas. As perspectivas são excelentes, com esse evento de repercussão nacional e que reforça essa união de uma teia protetiva com essa finalidade”, destacou o procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas.

O presidente do TRT/SE, o desembargador José Augusto do Nascimento, fez a abertura do encontro e destacou a necessidade de conscientizar a população sobre o tema.  “Precisamos levar a informação sobre o trabalho escravo contemporâneo. O mundo mudou, as coisas mudaram. Deixar alguém em um ambiente sem condições mínimas de dignidade não deve ser tolerado. O papel da autoridade e de quem forma opinião, mais do que punir, é esclarecer e orientar”, afirmou o presidente.

O desembargador Jorge Antônio Cardoso, gestor do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho de Migrante, agradeceu a presença dos representantes das instituições. “A presença de todos vocês já demonstra a importância do tema. Queremos levar essa conscientização através desse evento que terá, como um dos palestrantes, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho, coordenador nacional do programa. Esse é um passo importante, de integração entre as instituições, que vai gerar bons frutos”, destacou o desembargador.

Este aspecto foi citado, ainda, pelo juiz do Trabalho Henry Cavalcanti de Souza Macedo, também gestor do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho de Migrante. “A doutrina e as pesquisas científicas mostram que, para combater o trabalho escravo, é necessária uma atuação em rede, um fluxo de atendimento, com vários agentes políticos e sociais envolvidos. A burocracia é um obstáculo para a resolução efetiva desses problemas. Por isso, mostramos às instituições e à sociedade que é possível, que estamos preocupados com o trabalho escravo”, explicou o magistrado.

Durante a reunião, os representantes das instituições discutiram também estratégias de divulgação, para conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema.

Programação

O seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento”, será realizado no dia 11/10, a partir das 8h30, no auditório do TRT/SE. O procurador do Trabalho Adroaldo Bispo é um dos palestrantes e vai falar sobre a Rede de Atendimento às Vítimas do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas.

Confira a programação completa abaixo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Ultimas notícias

Cartão CMais Inclusão será entregue nas agências do Banese a...
Política de regularização fundiária do Governo de Sergipe já...
Desafio “Bombeiro de Aço” acontece neste sábado em Aracaju
Polícia prende casal investigado por envolvimento em roubo a...
Polícia prende homem suspeito de furtar igrejas
Cinema do Centro: Cine Walmir Almeida exibe estreias e suces...