Chamas de grandes proporções afetam região desde o último sábado (12), ameaçando moradias e prejudicando a fauna local. Bombeiros enfrentam dificuldades no combate ao fogo.
Um incêndio florestal de grandes proporções está devastando a Serra da Miaba, nas proximidades do município de São Domingos, desde o sábado, 12 de outubro. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as chamas ameaçam residências, chácaras e sítios, além de causar um impacto significativo na fauna local.
O capitão Allan Adson, responsável pelas operações, informou que o acesso restrito à área está dificultando o combate ao incêndio. “Nossas viaturas não conseguem chegar aos focos do incêndio. As equipes precisam ir a pé a partir de um ponto acessível”, relatou. Para tentar conter as chamas, os bombeiros estão utilizando abafadores, ferramentas essenciais no combate a incêndios florestais.
Além das dificuldades de acesso, as equipes enfrentam desafios adicionais causados pelo relevo acidentado, o clima quente e os ventos fortes que intensificam as chamas. “Estamos trabalhando incansavelmente desde sábado para controlar a situação”, destacou o capitão Adson.
Ainda não foi possível determinar a extensão total do incêndio ou identificar a causa exata, mas o capitão mencionou que possíveis fontes de ignição incluem bitucas de cigarro descartadas ou condições climáticas desfavoráveis. Enquanto os bombeiros seguem com os esforços de contenção, a população da região permanece em alerta.