Na manhã da última quinta-feira, 8, uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de um homem suspeito de liderar uma quadrilha especializada em falsificação de abadás. A captura ocorreu em Pernambuco e foi coordenada pela Delegacia de Turismo (Detur), com apoio do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), da Divisão de Inteligência (Dipol) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a delegada Giselle Martins, da Detur, a ação faz parte de um esforço mais amplo para combater crimes de falsificação de itens de grandes eventos, como ingressos e pulseiras, que têm preocupado as autoridades especialmente em relação ao Pré-Caju, tradicional evento de Aracaju. “A falsificação de abadás e ingressos compromete a segurança e a economia dos eventos, além de colocar a população em risco,” afirmou a delegada.
As investigações revelaram que a quadrilha operava com pequenas fábricas clandestinas, produzindo abadás falsificados que eram vendidos a preços mais baixos que os originais. O líder do grupo, com passagens em diversos estados, foi detido em Pernambuco enquanto retornava ao Nordeste com abadás falsificados. Na abordagem, a polícia apreendeu cinco abadás que seriam levados ao Rio Grande do Norte.
O delegado André Baronto, do Depatri, destacou a importância da operação e da cooperação entre as forças de segurança para desarticular a quadrilha. Ele reforçou a necessidade da colaboração da população, que pode denunciar crimes de falsificação pelo Disque-Denúncia, no número 181.
Durante o Pré-Caju, a Delegacia de Turismo estará em regime plantonista para atender qualquer ocorrência, garantindo maior segurança ao evento e à população.