TCU Mantém Obras da Ponte Inácio Barbosa/Coroa do Meio em Aracaju

Compartilhe

Decisão Reafirma Legalidade do Projeto e Garante Continuidade das Obras

TCU rejeita pedido de suspensão das obras da ponte Inácio Barbosa/Coroa do Meio Decisão ratifica legalidade do certame e assegura ao Estado direito de realizar obras O Tribunal de Contas da União (TCU) negou na última sexta-feira (8), um pedido de medida cautelosa para suspender as obras de construção do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, entre os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, em Aracaju.

A decisão, que se soma às outras feridas anteriormente pelo Poder Judiciário, foi motivada por um pedido do Consórcio Celi EGTC, que solicitou a anulação do certo e tentou sustar a assinatura do contrato com a empresa vencedora.

Em sua análise, o TCU concluiu que não há justificativa para a interrupção do processo licitatório de execução da obra, considerando que o contrato em questão já foi formalizado.

O ministro relator, Jhonatan de Jesus, destacou que a suspensão imediata causaria danos irreparáveis e, conforme os procedimentos padrão em processos deste tipo, garantidos ao Estado o direito de apresentar as devidas justificativas que comprovem a legalidade da licitação e os trâmites de habilitação da empresa vencedora.

Outro ponto enfatizou pelo TCU foi a participação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) nas fases do processo licitatório, o que reforça o caráter legal e as medidas de transparência impostas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi ) durante as etapas do edital de contratação.

Neste sentido, ao analisar o caso, o órgão fiscalizador ressaltou que a atuação do TCE/SE afetou o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os tribunais de contas brasileiros, que busca garantir a eficiência e evitar duplicidade de auditorias.

O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves inclui a construção de duas estruturas importantes: um viaduto de cerca de 180 metros, na interseção da avenida Tancredo Neves com a avenida Beira Mar; e uma ponte estaiada de 360 metros, que ligará à avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio.

O projeto também prevê a construção de aproximadamente 2,34 milhas de ciclovias ao longo das avenidas Tancredo Neves, Projetada, Beira Mar e Delmiro Gouveia, além de serviços complementares de terraplenagem, pavimentação, transmissão e sinalização viária. A extensão total do projeto é de cerca de 4,80 quilômetros.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto