Entre os acordos esta a SpaceSail, empresa que quer competir com a Starlink, do Elon Musk
Depois do G20 no Rio, Lula recebeu Xi Jinping em Brasília ontem, assinando 37 atos e protocolos diferentes, sendo um dos mais relevantes o acordo de colaboração da SpaceSail, empresa que quer competir com a Starlink, do Elon Musk.
A ideia é que a chinesa trabalhe com a Telebras focando no objetivo de estudar a demanda por internet via satélite em áreas onde não é viável a infraestrutura de fibra óptica. Entretanto, essa parceria entre Brasil e China não é para agora, visto que a SpaceSail ainda não tem operação, tendo apenas 36 satélites em órbita. O plano é começar a funcionar em 2026, depois de ter lançado 600 satélites até o final do ano que vem.
Como efeito de comparação, a Starlink tem mais de 6.000 satélites já em órbita, sendo a líder no mercado de internet via satélite. No Brasil, ela tem 46% de participação no segmento, com 265 mil clientes.
Tendo essa ideia em vista, o presidente brasileiro Lestá buscando aproveitar a boa relação com seu maior “cliente” , a China, para impulsionar o nosso desenvolvimento econômico, já cogitando que as relações com os EUA possam ficar amargas depois da vitória de Trump.