Fiscalização em centros de distribuição da Amazon e Mercado Livre aponta uso de tecnologia para proteger consumidores e o mercado legal.
Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Anatel, em parceria com a Receita Federal, realizou a Operação Black Friday, visando combater a comercialização de produtos irregulares em marketplaces. Utilizando inteligência artificial, a ação ocorreu em cinco centros de distribuição da Amazon e do Mercado Livre, localizados em Betim/MG e Cajamar/SP, resultando na apreensão de cerca de 22 mil itens, avaliados em mais de R$ 3 milhões.
A operação utilizou a ferramenta Regulatron, desenvolvida pela Anatel para monitorar anúncios irregulares e direcionar vistorias. Produtos não homologados, como celulares, drones e TV Box, foram recolhidos, devido ao risco de radiação, interferências e falta de garantias legais para consumidores. Desde 2018, o Plano de Ação de Combate à Pirataria da Anatel já retirou 8,02 milhões de produtos ilegais do mercado.
A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, reforçou a importância das ações presenciais em centros de distribuição, enquanto o conselheiro Alexandre Freire destacou o uso estratégico da inteligência artificial para monitoramento e futuras operações. Consumidores são orientados a verificar o código de homologação dos produtos no portal da Anatel e denunciar irregularidades.
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