Concurso da Polícia Militar de Sergipe é suspenso

Compartilhe

Decisão exige adequação dos editais em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Nesta segunda-feira (2), a Justiça de Sergipe determinou a suspensão do concurso público da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) para os cargos de soldado combatente e oficial combatente. A medida liminar foi tomada após uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE), que apontou o descumprimento da reserva mínima de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), conforme previsto na Lei nº 13.146/2015 e no Decreto nº 9.508/2018.

A decisão judicial ordenou que os editais sejam republicados em até 10 dias, com as devidas adequações para garantir a inclusão de PcDs. Além disso, deve ser assegurado um novo prazo de inscrição equivalente ao originalmente estabelecido.

Em nota, a PMSE justificou a ausência de vagas para PcDs com base na natureza operacional dos cargos. “Essas funções exigem plena aptidão, fundamentais para atividades como porte de arma, uso da força e atuação em unidades de alta complexidade, como o Comando de Operações Especiais, Caatinga e Policiamento de Choque”, destacou a corporação. Segundo a instituição, todos os policiais, mesmo em funções administrativas, podem ser convocados para operações de campo, o que reforça as exigências operacionais.

O concurso

O certame da PMSE previa inicialmente 335 vagas: 300 para soldado combatente, 30 para oficial combatente e 5 para oficiais na área da saúde. As provas estavam agendadas para o dia 19 de janeiro de 2025. Com a suspensão, a realização do concurso dependerá do cumprimento das exigências legais de inclusão.

#Inclusão #ConcursoPúblico #PMSE #DireitosDasPessoasComDeficiência #JustiçaSE

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto