Estudantes de TI desenvolvem softwares e aplicativos em parceria com empresas

Compartilhe

Parcerias buscam qualificar mais o preparo dos alunos que atuam na área, permitindo que muitos deles já sejam contratados pelas empresas ligadas ao setor

Empresas e repartições públicas estão buscando cada vez mais a adoção de parcerias com universidades para o desenvolvimento de softwares, aplicativos e outras soluções tecnológicas para a resolução de demandas e problemas reais. Um exemplo bem-sucedido neste sentido é a parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit), principal universidade privada do Nordeste, e o Porto Digital, de Recife (PE), maior parque tecnológico e de inovação da América Latina. Ela vem permitindo que alunos dos cursos da área de Tecnologia da Informação criem e desenvolvam estas soluções a pedido de empresas parceiras, permitindo inclusive que os melhores alunos sejam diretamente contratados para trabalhar nestas empresas. 

Na última segunda-feira, 2, a Unit promoveu em seus auditórios mais uma edição do Demoday Residência 2024-2, que reuniu 25 equipes (squads) formadas por estudantes de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Eles demonstraram seus trabalhos para um corpo de jurados e para representantes de 15 empresas e instituições, como Banese, Banese Card, Getinfo, Geedu, Infox, Hospital DeCós, Bonsae e a própria Unit, entre outras. A ação faz parte das disciplinas de Residência em Software, na quais os alunos aprendem e praticam as etapas e procedimentos de construção e desenvolvimento de programas, como front-endback-end e API (interface de programação de aplicações).

“Essa fase é quando a empresa já selecionou aquelas entregas que foram as melhores para eles e os alunos apresentaram aqui para que todos nós possamos verificar o que eles fizeram ao longo do semestre. Aqui, eles põem à prova aquilo que estão aprendendo durante o curso, mas da melhor forma, com desafios reais fornecidos pelas empresas parceiras”, resume o professor Luiz Gomes Neto, coordenador do projeto e professor dos cursos de TI da Unit. 

Uma delas é a Bonsae, especializada na gestão de atividades acadêmicas e práticas jurídicas, que atua em faculdades e universidades com um total de 35 mil alunos em 18 estados e no Distrito Federal. “Um grande desafio, quando você começa a trabalhar num projeto desse, é conseguir lapidar aquele aluno, aquele talento que é mais interessante para você trazer. A gente está procurando alunos que queiram algo a mais do que ser apenas “bons amigos” e bons profissionais. A gente viu isso inclusive no aluno que a gente contratou, e eu acho que esse é o grande diferencial do que essa experiência proporciona”, diz o diretor de inovação e tecnologia da Bonsae, Daniel Simões Caldas.

Esta parceria também pode abranger órgãos públicos, como a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), que administra as escolas e instituições da rede pública estadual de ensino em Sergipe. “A Unit nos buscou procurando parcerias para desenvolver projetos que, por ventura, a Educação tivesse interesse em implantar através do Porto Digital. Temos encontrado bons alunos, que serão bons profissionais, e os próprios projetos, que são muito bons, bem construídos, com mentoria, bem acompanhados pelo Unit. São projetos que vão agregar valor para muitos projetos da educação e farão diferença no dia a dia da educação”, afirma o coordenador da equipe de desenvolvimento de software da Seduc, Luís Fernando Gomes.  

Abrindo portas

Desde o início dos projetos de residência, mais de 40 alunos dos cursos de TI da Unit foram contratados para trabalhar em grandes companhias, empresas e startups que atuam em Sergipe. O contato entre Unit, Porto Digital e empresas do mercado consolida um momento importante, no qual os estudantes que atuam nos projetos podem ser contratados em definitivo pelas empresas ou mesmo deixar as portas abertas para uma futura vaga de trabalho.

“A gente mostra às empresas o que a gente está desenvolvendo, como nossos alunos estão diante do mercado, o que é que eles estão aprendendo, que eles estão trabalhando com as melhores tecnologias. Isso é um ganho tanto para a universidade quanto para o próprio aluno e quanto para as empresas parceiras, que a gente forma eles com problemas reais que as empresas trazem. O aluno já sai bem preparado para o mercado de trabalho”, destaca o professor Luiz Gomes.  

O gerente de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira, avalia que o programa de Residência desenvolvido em Aracaju vem crescendo e se estruturando mais e melhor a cada dia. “As empresas já estão entendendo melhor o objetivo e a dinâmica do programa, que com isso, só tem a crescer. A parceria do Porto Digital com a Unit tem promovido essa movimentação com o sistema de desenvolvimento de software, de inovação, e a gente teve, por exemplo, um projeto com dois auditórios lotados, com pais e estudantes presentes, com empresas que já contrataram estudantes dentro do processo e que estão utilizando soluções desenvolvidas dentro do processo. Isso é importante destacar para que outras empresas e estudantes se juntem a esse movimento e entendam o quanto isso é valoroso para o desenvolvimento de capital humano de tecnologia aí em Sergipe”, declarou.

Já a gerente do núcleo Unit Carreiras, Janaína Machado, define o programa de Residência em TI como um grande processo seletivo, no qual as empresas têm acesso aos alunos, conhecem a criatividade e as soluções deles. “No fim, muitas delas contratam os melhores. Esse também é um momento em que o Carreiras conversa com as empresas, verifica o feedback de como é que foi os alunos e verifica as possíveis contratações. Hoje, [a parceria com a Unit] já está muito mais madura. As empresas já estão respondendo muito mais, já entendem a metodologia do processo, já estão no processo de contratação e elas já dão feedback da gente com muito mais consistência”, destaca Janaína.

Fonte: Asscom Unit

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto