Hospital Santa Isabel firma parceria com TJSE para cuidado humanizado de gestantes em situação de risco

Compartilhe

Nesta sexta-feira (13), o Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por meio da Coordenadoria da Mulher, firmaram uma parceria de grande relevância para a assistência às gestantes em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. O acordo foi oficializado pela juíza coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Jumara Porto, durante uma cerimônia que contou com a presença de autoridades do TJ, do diretor-geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Rubens Moreira, da diretora executiva, Andrezza Cardoso e do diretor administrativo, Max Oliveira.

A cooperação integra os projetos Gestabel, do HMSI, e Elas, do TJSE, e visa garantir um pré-natal humanizado e acompanhamento integral para 10 gestantes em situação de vulnerabilidade social e 20 mulheres vítimas de violência doméstica. As pacientes serão encaminhadas pela Coordenadoria da Mulher do TJSE e terão acesso não apenas ao acompanhamento durante a gestação e ao parto, mas também ao monitoramento do desenvolvimento dos bebês até o primeiro ano de vida.

O diretor-geral do Hospital Santa Isabel, Rubens Moreira, celebrou a iniciativa:
“Agradeço à juíza Jumara Porto pela parceria e reafirmo que o Tribunal de Justiça pode contar sempre com o Santa Isabel. Estamos mostrando que a justiça e a saúde podem andar juntas em prol das mulheres.”

A juíza Jumara Porto destacou a importância da ação conjunta, enfatizando o impacto do cuidado especializado na vida das mulheres atendidas:
“Fechamos com o Santa Isabel um acordo que vai além do parto. Serão 20 vagas mensais para o atendimento psiquiátrico de vítimas de violência e 10 vagas para gestantes em vulnerabilidade. Além disso, o acompanhamento se estende ao bebê por mais um ano. Hoje celebramos o apoio que o hospital tem dado à sociedade e ao Tribunal de Justiça.”

O desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, presidente do TJSE, também reforçou o compromisso das instituições envolvidas e anunciou uma visita ao hospital na próxima semana:
“Como é bom fazer o bem. Fazer o bem faz bem. O Hospital Santa Isabel tem um histórico social muito bonito, e esta parceria reafirma o papel essencial da maternidade na nossa comunidade”, destacou.

A iniciativa representa um passo importante na luta pelo acesso à saúde humanizada, especialmente para mulheres que enfrentam condições desafiadoras, garantindo que sejam acolhidas e cuidadas com dignidade e respeito.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto