Pular para o conteúdo

Drogasil é multado em 8,5 milhões por exigir CPF de consumidores

Compartilhe

O Procon-MG, vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, aplicou uma multa de R$ 8.497.500,00 à Raia Drogasil S/A por exigir o CPF dos consumidores no balcão e no caixa, prática considerada irregular. A empresa justificou que a coleta do CPF tem o objetivo de traçar o perfil dos clientes para oferecer benefícios exclusivos, mas sem condicionar descontos ou promoções a esse fornecimento.

O Procon-MG, no entanto, argumenta que o registro de informações sem o consentimento prévio dos consumidores pode comprometer a privacidade e expô-los ao risco de vazamento de dados. A decisão destacou que o acesso indevido a essas informações pode prejudicar os consumidores, afetando, por exemplo, a cobertura de planos de saúde ou dificultando a contratação de seguros.

A multa foi aplicada após fiscalizações em quatro estabelecimentos da rede localizados em Belo Horizonte. Em nota, a Raia Drogasil afirmou que as práticas estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que a identificação pessoal é opcional e que a empresa recorrerá da decisão.

#ProconMG #RaiaDrogasil #ProteçãoDeDados #LGPD #Privacidade #Multa

Ultimas notícias

Areia Branca terá seis dias de festa no Maracanã do Forró! C...
Õnibus com jovens a caminho da crisma cai de ponte e deixa d...
Empresário é baleado e policial militar é preso em flagrante...
STF “abafa” escândalo do INSS“intimando Bolsonaro” na UTI e ...
São Bernardo supera Itabaiana no Mendonção e conquista prime...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 28/04/2025 para seu signo