Pular para o conteúdo

Sergipe volta a comercializar gás no mercado livre a partir de 2025

Compartilhe

A partir de janeiro de 2025, Sergipe retomará a comercialização industrial de gás no mercado livre, graças a um acordo de dois anos firmado com uma empresa de cerâmica. A operação será viabilizada pelo Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL (Gás Natural Liquefeito) conectado à malha nacional de transporte de gás, localizado no município de Barra dos Coqueiros.

Acordo e estrutura tecnológica

O fornecimento será conduzido pela Eneva, empresa responsável pelo Hub Sergipe, que combina uma usina termoelétrica com capacidade de geração de 1,6 GW e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) com capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³/dia.

Segundo Marcelo Lopes, diretor de marketing, comercialização e novos negócios da Eneva, o contrato é um marco para o setor energético de Sergipe, que retoma a participação ativa no mercado livre de gás natural.

Impacto econômico e estratégico

De acordo com Valmor Barbosa, secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a parceria reforça a diversificação econômica e a competitividade do estado no cenário nacional. Ele ressaltou que:

  • Sergipe já se destaca como o terceiro maior consumidor de gás natural no estado.
  • O mercado livre permitirá aos consumidores negociar contratos diretamente com fornecedores, reduzindo custos operacionais e aumentando a competitividade industrial.

Importância do Hub Sergipe

O Hub Sergipe desempenha um papel crucial nesse processo. Sua infraestrutura avançada conecta o estado à malha nacional de gás e viabiliza operações para grandes consumidores industriais.

Além disso, o modelo adotado é estratégico para o crescimento da cadeia de valor do setor energético, impulsionando o desenvolvimento industrial e atraindo novos investimentos para Sergipe.

A iniciativa marca um importante avanço para o setor de energia no estado, alinhando Sergipe às demandas do mercado nacional e fomentando a competitividade local.

Ultimas notícias

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DOS CAMINHONEIROS 2025 ESTÁ PRONTA COM ...
Motor de avião pega fogo e cerca de 300 passageiros entre vá...
Mudanças climáticas tornam arroz mais tóxico, revela estudo
Decisão do governo Trump de revogar política tributária impa...
INSS antecipa consulta ao 13º salário de aposentados e pensi...
Igreja Católica inicia preparativos para Conclave após morte...