Por Jilberto Rodrigues de Oliveira
Ocorreu na tarde de sábado, 21 de dezembro de 2024, às 16h30, no salão de eventos da Igreja Matriz de São José, em Malhador, Sergipe, a Solenidade de Instalação e Posse dos Membros Fundadores da ALCAM/SE – Academia de Letras, Ciências e Artes de Malhador. O Silogeu foi presidido pelo Ilustre Confrade Domingos Pascoal de Melo, representante do Doutor Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras.
Abertos os trabalhos da solenidade, formou-se o dispositivo e foi nomeada uma comissão, composta por Lucas Lamonier (AGL) e Isys Lorrany (ASAS), que teve como objetivo conduzir os novos acadêmicos à frente da mesa a fim de que pudessem ser empossados. A trilha sonora executada nesse momento, via mídia, foi a canção “Oh, Happy Day” cuja autoria é de Edwin Hawkins e cantada pelo Coral Black To Black. A seguir, deu-se entrada às Bandeira do Brasil, de Sergipe e de Malhador e, em ato contínuo, foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Filarmônica Jacinto de Figueiredo, sob a regência do maestro Beethovem Sales de Assis, sendo que a letra do nosso Hino foi cantada pela cantora solista lírica Luzia Cláudia de Jesus e acompanhado por todo o público presente. Feito isso, Domingos Pascoal, o Presidente da Mesa, pronunciou o Ato de Instalação e, após a fala dele, a confreira Maria Rosilene Andrade foi convidada a postar-se à frente dos confrades e confreiras noveis a fim de pronunciar o Juramento Acadêmico.
No ato seguinte, Domingos Pascoal fez o Pronunciamento Protocolar. Terminado esse momento, deu posse ao professor e escritor Jilberto Rodrigues de Oliveira, na Cadeira n° 01, como Primeiro Presidente da ALCAM. Uma vez empossado, o novo presidente assumiu os trabalhos, empossando os demais membros fundadores da arcádia literária malhadorense, os quais são citados a seguir.
Na Cadeira n° 02, foi empossada a Ativista Cultural Luzia Cláudia Souza de Jesus; na Cadeira n° 03, a professora e museóloga Gedma Maria dos Santos; na Cadeira n° 04, a Médica Thaynara Santos de Oliveira; na Cadeira n° 05, o Professor Doutor em Física Camilo Bruno Ramos de Jesus; na Cadeira n° 06, o Pedagogo e Empresário Andeson Tavares; Na Cadeira n° 07, o também Pedagogo Elias Marciel Soares; na Cadeira n° 08, a Professora e Jornalista Ivalda Maria de Jesus; na Cadeira n° 09, o Historiador e Cabo da PM Adelmo Fernando Barreto; Na Cadeira n° 10, o Professor e Biólogo Allan Teles de Lima; na Cadeira n° 11, o Físico e Artista Plástico Sandro Wagny Souza Santos; na Cadeira n° 12, o Professor com Pós-Doutoramento Ronaldo Nunes Linhares; na Cadeira n° 13, o Professor e Físico Jorge Luiz da Silva Filho; na Cadeira n° 14, o Professor José Alvino de Almeida; na Cadeira n° 15, a Professora e Mestra Arlene Ercília de Jesus Invenção; na Cadeira de n° 16, o Professor e Advogado José Barros dos Anjos; na Cadeira n° 17, o Professor e Químico Alisson de Oliveira Macena e, por último, na Cadeira n° 18, a Professora Pedagoga Maria Rosilene Andrade.
À solenidade, compareceram cidadãs e cidadãos locais e de outros municípios sergipanos. Dentre as personalidades e autoridades políticas, marcaram presenças o Sr. Francisco de Araújo Júnior, Assisinho, Prefeito de Malhador e o Sr. Floro Alves de Araújo Júnior, Vice-prefeito. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Sr. Antônio Luiz dos Santos e a Srª Geane Vieira Mendonça. Representando as entidades religiosas, estavam presentes o pároco local, Pe. Adeilson Almeida de Jesus, e o Sr. Elon Torres Lemos, Pastor da Primeira Igreja Batista de Malhador. A Companhia de Saneamento de Sergipe, DESO, foi representada pelo Sr. Manoel Ciro Vieira de Souza. Engrossando a lista de outras ilustres personalidades, fizeram-se presentes ao evento as seguintes pessoas: Arthur Ferreira Santos, Secretário Municipal da Comunicação; Maria Altair dos Santos, Diretora do Departamento de Pessoal; Amanda Pereira de Jesus, Secretária Municipal da Saúde; Thayná Souza dos Santos Costa, Secretária Municipal da Educação; Maria Alves Bispo Vieira, Diretora da EM Clotildes de Jesus Silva e Maria Valdelice da Silva Menezes, Diretora da EM José Joaquim Pacheco.
No Silogeu que foi presidido pelo Ilustre Confrade Domingos Pascoal de Melo, também marcaram presenças outros distintos confrades e confreiras das demais academias coirmãs do estado. Dentre esses, citam-se Cris Souza, Presidenta da Academia Municipalista de Sergipe; Jodoval Luiz dos Santos, Presidente da ARLA; Âmila Bethoven, representante da Academia de Letras de Maruim; Carlos Alexandre Aragão, representante da Academia de Letras de Aquidabã; Lucas Lamonier, representante da Academia Gloriense de Letras; Carlos Oliveira Nascimento, membro do Movimento Via Láctea de Nossa Senhora da Glória; Salete Nascimento, representante da Academia de Letras de Nossa Senhora das Dores; Hélio de Souza Oliveira, representante da Academia Cristinapolitana de Letras; Antônio Saracura e José Almeida Bispo, representantes da Academia Itabaianense de Letras; Maria Valdete dos Santos, representando a AJLA; Edilma Rainha, presidenta da Academia de Letras de Areia Branca; Isys Lorrany, representante da ASAS; Wesley Azevedo Costa, representante da ALAM; José Ginaldo de Jesus, Presidente da Academia de Letras de Estância e Cleverton Santos Figueiredo, representante da Academia de Letras Estudantil de Sergipe. Também, incluindo-se aos que se encontravam presentes, mencionam-se Edivânia Silva Santos, Aracaju; Maria Valdete dos Santos, Japoatã e Elenilde Silva Santos, Areia Branca.
A parte cultural do evento solene ficou sob o encargo da Banda Filarmônica Jacinto de Figueiredo, sob a regência do maestro Beethovem Sales de Assis. A referida Filarmônica executou músicas clássicas, trilhas sonoras de filmes e peças musicais de autores brasileiros.
Durante a Sessão Solene, foram condecorados cidadãos e cidadãs que colaboraram direta ou indiretamente para que o evento acontecesse. Dentre esses receberam Certificados: Pe. Adeilson Almeida de Jesus, pároco da Igreja Matriz de São José; Anna Lúcia Menezes de Araújo, estudante de Pré-Vestibular; Anne Mirella da Silva, aluna da EM José Joaquim Pachêco; Antônio Luiz dos Santos, vereador do Povoado Alecrim; Carlos Oliveira Nascimento, Ativista Cultural; Cláudia Cristiane dos Santos, professora da Rede Municipal de Malhador; Domingos Pascoal de Melo, representante da ASL; Haidê Machado Lima, estilista responsável pela criação do casaco acadêmico da ALCAM; Jilberto Rodrigues de Oliveira, presidente da ALCAM; Júlia Maria Vieira dos Santos, aluna do CE José Joaquim Cardoso; Luzia Cláudia Souza de Jesus, Ativista Cultural; Sr. Manoel Ciro Vieira de Souza, representante da Deso – Companhia de Saneamento de Sergipe/Gerência de Produção e Distribuição Centro Oeste; Marília Santos Oliveira, professora da Educação Básica; Thayná dos Santos Siqueira, aluna do CE José Joaquim Cardoso e Victória Andrade dos Santos, aluna Universitária.
Com duração de quase três horas, o evento se encerrou com um discurso de agradecimento, feito pelo presidente empossado Jilberto Rodrigues de Oliveira. A seguir, sob uma trilha sonora ao fundo, em que eram executadas As Quatro Estações de Vivaldi e Afrikaan Beat, Canção de Bert Kaempfert, acadêmicos e os convidados juntaram-se para tirar fotografias, sob a direção de César Vinícius Mercena dos Anjos, fotógrafo exclusivo para o evento. Nesses registros fotográficos, houve a foto oficial e outras inúmeras tiradas com as confreiras e confrades.
E, dessa forma, nascia na tarde daquele sábado, conforme leu a Médica Thaynara Santos de Oliveira, Mestra de Cerimônias, em seu discurso de abertura, situando o espaço temporal em “primeiro dia do verão de 2024, Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, data em que se comemorou, embora com atraso, o Primeiro Centenário de Ariosvaldo Figueiredo, ilustre sergipano nascido em Malhador, Ano em que se comemorou os 200 anos da nossa Primeira Constituição de 1824, Ano em que se realizou a décima edição do Festival Rock in Rio e, Ano em que pela primeira vez, comemorou-se o Dia da Consciência Negra em âmbito Nacional como feriado”, a ALCAM/SE. Arcádia literária que nasceu forte, sob boas perspectivas, haja vista que no dia da sua Instalação foi lançada uma Antologia cujo título é Ariosvaldo Figueiredo, Patrono Maior dessa nova confraria das Letras, das Ciências e das Artes de Malhador, de Sergipe e do Brasil.
Jilberto Rodrigues de Oliveira é Membro Titular Fundador da ALCAM/SE, eleito Primeiro Presidente e Empossado no dia 21/12/24; é membro da AMS; é membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG; é professor e escritor e autor das seguintes obras publicadas: Trilhas do Cipoal (2021); Esquina do Arco-íris (2022); Vereda das Flores e Outras Crônicas (2022) e Vitrine das Máscaras (2023).