Sergipana celebra 120 anos e torna-se a mulher mais velha do mundo

Compartilhe

Nesta sexta-feira (10), a sergipana Dona Maria José dos Santos, nascida em Propriá e residente em Japoatã, completará 120 anos, consagrando-se como a mulher mais velha do mundo. 

Para celebrar esse fato histórico, será realizado um evento a partir das 14h30, com apresentações culturais, homenagens literárias e momentos de reflexão sobre a importância de Maria José para a cultura sergipana e brasileira. 

Além disso, a iniciativa irá destacar a identidade de Japoatã como a “terra dos Tesouros Perdidos e Tesouros Encontrados”, destacando a idosa como um dos maiores tesouros do município.

Vale salientar que eventos como este ajudam a fortalecer o reconhecimento de Dona Maria, para que ela possa receber a certificação internacional do Guinness World Records, a qual já foi requerida.

A comemoração é promovida pela Gestão Municipal de Japoatã, em parceria com as Academias Literárias locais: a AJLA – Academia Japoatãnense de Letras e Artes e a ALEJ – Academia de Letras Estudantil de Japoatã.

História

Dona Maria José não é apenas um marco de longevidade, mas também uma figura de extrema relevância para a história local. Ao longo de sua vida, ela testemunhou mudanças sociais, políticas e culturais que moldaram não apenas Japoatã, mas o Brasil como um todo. Sua memória guarda episódios, hábitos e costumes que, muitas vezes, não encontram registro em livros, mas vivem nas palavras de quem os vivenciou.

Ela é um exemplo vivo de como a força de vontade, a fé e o cuidado com a saúde podem conduzir a uma vida longa e significativa.

Por: A8SE

Ultimas notícias

Novo ministro da secom defende regulação de redes sociais e ...
Saúde orienta sobre uso de medicamento que trata HIV multirr...
Inscrições para o preuni 2025 começam no dia 13 de janeiro
SP: piloto morre após queda de avião em Ubatuba
Consumidores movimentam os shoppings em busca de material es...
Tarcísio Doce Sedução lança novo hit ‘Se eu soubesse’ e empo...