![](https://93noticias.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Prefeitura-repintada.jpg)
E, nos 350 anos da cidade fundada, sua Centenária Prefeitura muda de cara. De novo.
A Alcaidaria de Itabaiana, hoje Prefeitura, foi formalmente criada pelo rei D. Pedro, O Pacífico, de Portugal, em 16 de junho de 1700, ao nomear o primeiro prefeito, cargo então chamado de alcaide, em João da Costa Feio.
Começou mal: João da Costa Feio preferiu outro cargo em Portugal. Tiveram que nomear outro depois.
Em meados do século XVIII, com as reformas do Marquês de Pombal – em todo o império – acabou-se o cargo de alcaide. A administração municipal ficou com o presidente do Conselho Municipal, invariavelmente, também presidente da Câmara de Vereadores.
A assim se passaram mais de 150 anos, no Brasil, agora independente, até o fim da monarquia, no reinado do Imperador, D Pedro II.
Com a República, e sua primeira Constituição, renasceu a separação dos poderes, ficando o Poder Executivo Municipal, independente do Poder Legislativo, a Câmara de Vereadores.
Criou-se a figura novamente do Intendente, à época; denominado prefeito, pela Revolução de 1930.
![](https://93noticias.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Alcaidaria3.jpg)
Em 1890, inexistia prédio da Prefeitura. No local da atual ficava e pequeno Mercado Municipal. Em 1913, foi inaugurada a “Intendência”; reformada em 1924; desmanchada e reconstruída com feições mais modestas, em 1965. Até hoje.
Mas o prédio da Intendência – a Prefeitura – só viria a ser construído em 1913, quase vinte anos depois.
E, desde 1913, o hoje centenário prédio, sofreu duas reformas radicais: a de 1924; e a de 1965, que o deixou no formato atual.
Em 2005, contudo, começou e festival de cores, já ensaiado em outros próprios municipais, desde 1997. E a cada administração, o prédio tem recebido nova demão de pintura, em geral, conforme o partido no poder.
Mas dessa vez, o Poder Executivo inovou: saem as cores partidárias; entram os cinza e grafite; conferindo certa seriedade e classe ao conjunto.
Roupa nova; nova fase.
![](https://93noticias.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Alcaidaria2.jpg)
A primeira mudança de cor foi na administração Maria Mendonça. O retorno de Luciano Bispo, em 2009, imprimiu-lhe novas cores; substituídas, a seguir, por Valmir Costa, e mantidas por Adailton Souza. Agora, no retorno de Valmir, toma a feição da primeira foto deste artigo.