Pular para o conteúdo

Mobilização Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência começa dia 12 em Aracaju

Compartilhe

As ações começam nesta quarta-feira, 12, e seguem com atividades em unidades de ensino e de saúde ao longo do ano.

Com o objetivo de reduzir a incidência da gravidez na adolescência e promover a saúde sexual e reprodutiva de jovens, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), dará início às atividades que compõe a Mobilização Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. As ações começam nesta quarta-feira, 12, e seguem com atividades em unidades de ensino e de saúde ao longo do ano.

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional e municipal, prevista em lei, que visa sensibilizar adolescentes, famílias e comunidades sobre os riscos da gravidez precoce e a importância da prevenção. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média de idade da primeira relação sexual no Brasil é de 14,9 anos.

Em Aracaju, no ano de 2024, o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) registrou 750 nascimentos de mães entre 10 e 19 anos, o que representa 10,4% dos nascidos vivos no município.

“Essa é uma ação contínua que vai além da semana de mobilização. Envolve o Programa Saúde na Escola (PSE), o Programa Saúde da Criança e do Adolescente e o Programa Saúde da Mulher, com atividades em escolas municipais e estaduais, unidades de saúde e espaços comunitários”, destaca Aline Guimarães, referência técnica do PSE.

As atividades incluem rodas de conversa, dinâmicas interativas, distribuição de materiais educativos e orientação sobre métodos contraceptivos. Além de debates sobre temas essenciais, como saúde sexual e reprodutiva, prevenção da violência sexual e o cuidado com o próprio corpo. O Projeto Florir, que combates os estigmas e promove informações sobre saúde menstrual, também integra a programação.

Confira a programação de fevereiro em Aracaju:

12/02: Escola Estadual Rodrigues Doria, às 8h
13/02:
 EMEF Olga Benário, às 8h
19/02: EMEF Costa Mela, às 8h
20/02: EMEF Juscelino Kubitschek, às 8h

As ações fazem parte de um compromisso contínuo da SMS para garantir que adolescentes tenham acesso à informação, orientação e cuidado de qualidade. A participação de todos é fundamental nesse processo. Pais, responsáveis, educadores e profissionais de saúde desempenham um papel essencial na conscientização dos jovens sobre a importância da prevenção, do planejamento e do cuidado com a própria saúde.

Por Ascom/SMS

Ultimas notícias

Ação conjunta localiza investigado por diversos crimes em Ri...
Incêndio atinge casa em Itabaiana após queima de lixo em ter...
Deputado Georgeo fala sobre supostas irregularidades no TAF ...
SMTT notifica empresa por uso de ônibus com mais de 12 anos ...
Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara
Conselho Tutelar proíbe pastor mirim de pregar em igrejas e ...