Pular para o conteúdo

Anvisa aprova novo tratamento para doença rara do sangue: crovalimabe

Compartilhe


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma doença rara do sangue. O medicamento, desenvolvido pela Roche Farma Brasil, é indicado para pacientes adultos e pediátricos a partir de 13 anos, com peso corporal mínimo de 40 quilos.

O crovalimabe é o primeiro tratamento subcutâneo de baixo volume e aplicação rápida disponível no Brasil, com administração a cada quatro semanas. Essa característica facilita o uso pelos pacientes, que podem realizar a aplicação em casa, reduzindo a necessidade de visitas frequentes a hospitais.

Sobre a HPN
A hemoglobinúria paroxística noturna é uma doença rara que afeta cerca de 3,5 mil pessoas no Brasil e 20 mil em todo o mundo. Nessa condição, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo sistema complemento, parte do sistema imunológico que atua como primeira linha de defesa contra infecções. Os sintomas variam de anemia e fadiga a complicações graves como insuficiência renal e trombose, principal causa de óbitos relacionados à doença. Quando não tratada, a mortalidade em pacientes com HPN severa é de aproximadamente 35% em cinco anos.

Eficácia do tratamento
O crovalimabe é um inibidor de C5, classe de medicamentos que bloqueia a parte final da cascata do sistema complemento. Segundo a Roche, esses inibidores têm se mostrado eficazes e seguros há mais de 15 anos, sendo considerados o padrão de tratamento para a HPN. Além disso, o medicamento está sendo avaliado para o tratamento de outras condições, como a síndrome hemolítico-urêmica atípica e a anemia falciforme.

O crovalimabe já foi aprovado em países como Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Catar para o tratamento da HPN. A aprovação pela Anvisa representa um avanço significativo para os pacientes brasileiros, oferecendo uma nova opção terapêutica com maior comodidade e eficácia.


Ultimas notícias

Incêndio atinge casa em Itabaiana após queima de lixo em ter...
Deputado Georgeo fala sobre supostas irregularidades no TAF ...
SMTT notifica empresa por uso de ônibus com mais de 12 anos ...
Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara
Conselho Tutelar proíbe pastor mirim de pregar em igrejas e ...
Ex-modelo Loni Willison é vista em situação de rua