Ao longo de um ano de programa, as cirurgias contribuíram com a redução do tempo de espera dos pacientes, além de garantir mais qualidade de vida
Com o compromisso de restabelecer a saúde ocular, o Governo do Estado, junto aos municípios sergipanos, atingiu a marca de 5.157 procedimentos oftalmológicos realizados pelo Enxerga Sergipe. Ao longo de um ano de programa, as cirurgias contribuíram com a redução do tempo de espera dos pacientes, além de restaurar a visão e proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Do total de procedimentos realizados, 1.450 foram de catarata e 160 pterígio realizados na regional de Nossa Senhora do Socorro, 1.608 regional de Itabaiana, 912 de Estância, 684 de Lagarto e 343 de Propriá, possibilitando o alcance dos municípios na realização dos procedimentos oftalmológicos.
Estão previstas, ainda para este mês de julho, novas cirurgias de catarata pelo Enxerga nos dias 19 e 20 para a regional de Propriá, com realização dos procedimentos na cidade de Japoatã, e nos dias 25 e 25 de julho para a regional de Nossa Senhora do Socorro, na capital Aracaju.
Novo olhar
A dona de casa Marinalva Rodrigues, de 73 anos, contou estar feliz com o que espera daqui para frente após a realização do procedimento de catarata por meio do Enxerga. “Me sinto aliviada em poder realizar a cirurgia de forma gratuita e estou esperançosa que vou poder retornar totalmente às minhas atividades diárias que antes estavam comprometidas, a minha visão estava turva”, relatou Marinalva.
Quem também compartilha o mesmo sentimento é a aposentada Lindaura Alves, de 59 anos. Ela contou que convive há um tempo com a catarata que vem prejudicando diretamente seu dia a dia. “Não consigo enxergar nada e muito menos ler a Bíblia como eu gostava, mas creio que tudo isso mudará após a minha recuperação”, disse.
Saúde ocular
Nesta quarta-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Em virtude da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância dos cuidados com a saúde dos olhos no que se refere à prevenção e diagnóstico precoce das doenças oculares, que podem levar à perda de visão, quando não tratadas.
Entre as doenças oculares mais frequentes estão a catarata, glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e erros de refração (miopia e astigmatismo), que podem prejudicar a qualidade de vida de toda a população.
De acordo com o oftalmologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), José Antônio Santos, é importante manter a saúde ocular em dia, adotando alguns cuidados necessários. “Diminuir a exposição às telas, principalmente na infância e adolescência, exames regulares e oftalmológicos, além de uma dieta saudável são algumas medidas de prevenção para a saúde dos olhos”, salientou o oftalmologista.
Outras doenças como conjuntivites, hordéolos, o popular terçol, também são muito frequentes e é importante evitar coçar os olhos e fazer uma higiene diária adequada. Além disso, os adultos devem se atentar ao glaucoma e à catarata.
“No glaucoma o principal cuidado é observar o histórico familiar e visitar o oftalmologista frequentemente. Já a catarata, é preciso cuidado com uso de corticoide e caso seja diagnosticado com diabetes, manter o controle da doença, visto que são esses são fatores que precipitam o aparecimento precoce”, explicou o oftalmologista.