Pular para o conteúdo

Governo e Segurança Pública inauguram Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica

Compartilhe

Nova unidade da Polícia Civil reforça investigações sobre crimes nas relações de consumo em Sergipe

Com o objetivo de fortalecer a atuação policial no enfrentamento às fraudes e práticas abusivas em torno das relações de consumo em Sergipe, o Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Civil instituíram a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon), vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri). A nova unidade policial, localizada no bairro Getúlio Vargas, na região central de Aracaju, foi inaugurada em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14).

Dentre as atribuições da Decon estão as apurações policiais, inclusive com instauração de inquéritos, sobre os crimes previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) – como propaganda enganosa e questões relativas à adulteração e volumetria de combustíveis – e também em torno das leis que versam sobre a Ordem Tributária. A nova unidade policial, mesmo antes da inauguração oficial realizada nesta sexta-feira, já recebeu mais de 40 ocorrências, que serão devidamente apuradas pela equipe da delegacia.  

Conforme a delegada titular da Decon, Georlize Teles, as atribuições da unidade policial eram exercidas no contexto das atividades do Depatri, mas o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, entendeu pela necessidade de criação de uma nova delegacia especializada. “O entendimento foi de que era importante que o consumidor tivesse uma delegacia própria, ou seja, de que ele pudesse procurar uma delegacia especializada quando sofresse um ilícito penal nas relações de consumo”, contextualizou a delegada.

Para a promotora de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE) Euza Missano, a Decon é uma importante iniciativa da SSP e da Polícia Civil para o atendimento ao consumidor no âmbito da Segurança Pública. “A Decon vai ajudar e muito nas responsabilizações com relação às violações e infrações ao Código de Defesa do Consumidor. A gente tem a certeza de que, com esse espaço, o consumidor vai se sentir acolhido e recepcionado”, evidenciou.

De acordo com o senador Alessandro Vieira, a Decon vem a fortalecer as ações voltadas à consolidação das ações em prol dos consumidores de Sergipe. “É uma entrega muito importante para os consumidores sergipanos. A área de proteção ao consumidor é essencial e, com a liderança da delegada Georlize Teles, tenho a certeza que a unidade policial será um sucesso e, muito em breve, teremos um fluxo muito grande de ações voltadas à proteção do consumidor no estado”, avaliou. 

Estrutura

A Decon está situada em um prédio de 157m2, que passou por obras de infraestrutura, acessibilidade, modernização e instalações elétricas e de redes de comunicação – representando investimento de R$ 135 mil. Os recursos foram viabilizados pela Diretoria de Planejamento (Diplan) e aplicados pela Diretoria de Arquitetura e Engenharia da (Dirarq), ambas unidades da SSP. O prédio conta com salas especialmente preparadas para o trabalho dos policiais e para o atendimento à população.

Denúncias

Em caso de crimes cometidos em torno das relações de consumo, as vítimas podem procurar a Decon – que fica localizada na rua Divina Pastora, nº 1.134, no bairro Getúlio Vargas, na região central de Aracaju -, para efetivar o registro do boletim de ocorrência. A delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As denúncias de crimes e práticas abusivas  recorrentes contra o consumidor também podem ser denunciadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Ultimas notícias

Itaporanga d’Ajuda lança programação do São João 2025 com ma...
Bombeiros salvam bebê engasgado em Nossa Senhora do Socorro
Festival da Mandioca 2024 anuncia programação com Wesley Saf...
Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 1...
Empresa Torre assume coleta de lixo em Itabaiana a partir de...
Insatisfação Geral: ouvintes criticam IGUÁ Saneamento por at...