Pular para o conteúdo

CCJC da Câmara Federal aprecia três PLs de Nitinho nesta quarta-feira

Compartilhe

Nacionalização do Caranguejo, do Barco de Fogo e do Bacamarte para atrair investidores, gerar emprego e renda para SE

O reconhecimento nacional da identidade histórica e cultural de Sergipe está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal nesta quarta-feira, 26.

Tratam-se de três projetos de leis de autoria do deputado federal Nitinho Vitale, PSD-SE, voltados à cultura e ao turismo, que reconhecem o Caranguejo, o Barco de Fogo e o Bacamarte como patrimônio nacional, cultural e histórico do Brasil.

“Com a aprovação destes três PLs, a Comissão de Constituição e Justiça dá mais um passo para o fortalecimento do turismo e da economia sergipana”, comemora Nitinho, ao acrescentar que o reconhecimento nacional impulsiona o estado no mapa turístico nacional e internacional.

“Nós precisamos de notoriedade nacional para atrair visitantes, curiosos, estudiosos, pesquisadores, produtores artísticos e investidores. Quanto mais notoriedade, mais visitantes, mais investimentos, mais empregos e mais renda para a nossa população”, justifica.

Bacamarte

O PL n° 1451/2024 reconhece o Bacamarte como Patrimônio Nacional Histórico e Cultural do Brasil. “É uma das mais importantes manifestações
folclóricas do Vale do Cotinguiba. Um legítimo traço de identidade do povo de Carmópolis, de Japaratuba, de Capela e de General Maynard”, destaca o autor.

” O Brasil precisa conhecer e se apropriar de tanta riqueza”, enaltece o deputado.

O PL recebeu parecer favorável do relator, deputado Stélio Dener , Republicanos-RR.

Barco de Fogo

Já o PL de nacionalização do Barco de Fogo tramita sob o número 1452/2024. “A mais exuberante exibição da arte, da força e da genialidade de Sergipe, um orgulho do povo estanciano”, defendeu o deputado.

“Digno de produções televisivas e cinematográficas. Ainda vamos assistir ao Barco de Fogo numa produção de uma minissérie, de uma telenovela “, torce o parlamentar.

O projeto recebeu parecer favorável à tramitação do relator, deputado Raimundo Santos, PSD-PA.

Caranguejo

Com o PL n° 1863/2024, Nitinho eleva o caranguejo, principal iguaria da culinária regional sergipana, à condição de Patrimônio Nacional Histórico e Cultural do Brasil.

O PL também já tem parecer favorável à tramitação do relator, deputado Raimundo Santos.

“O caranguejo é universal, o hábito cultural mais forte da identidade sergipana. Quebrar o caranguejo alimenta e acalma. Ninguém que visitou Sergipe esquece desta iguaria autêntica, genuina e deliciosa. É uma experiência”, orgulha-se Nitinho.

“Quem já visitou Sergipe, quem já
experimentou o caranguejo, não se esquece e volta!”, conclui o autor.

Foto: VilaAju.com.br

Ultimas notícias

Quais são os riscos do consumo exagerado de energético?
Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 0...
EMPRESÁRIA JACIARA MACHADO ACIONA JUSTIÇA APÓS SER ALVO DE O...
Onze pessoas morrem em acidente na região da Chapada Diamant...
MPF pede condenação do Estado de Sergipe
Moradora denuncia abandono da Praça João Fagundes em Itabaia...