Pular para o conteúdo

Projeto Praia Viva promove cuidado com o litoral sergipano

Compartilhe

A ação reuniu mais de 300 pessoas na Praia do Refúgio, em Aracaju (SE), para a coleta do lixo acumulado no local e a sua destinação correta

Para sensibilizar a população sobre a importância da preservação das praias, a redução e o descarte adequado do lixo, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), realizou a segunda edição do projeto Praia Viva na manhã desta segunda-feira, 31. A ação reuniu mais de 300 pessoas na Praia do Refúgio, em Aracaju (SE), para a coleta do lixo acumulado no local e a sua destinação correta, reforçando a responsabilidade ambiental de todos, em um momento de diversas atividades interativas e de conscientização.

“Preparamos esse momento especial, em celebração ao Dia da Água, comemorado em 22 de março, e ao Dia Internacional do Lixo Zero, que foi nesse domingo, 30. É uma iniciativa para incentivar a preservação ambiental e a proteção da fauna, buscando proteger ecossistemas marinhos e terrestres da poluição. O nosso objetivo é que essa mobilização em prol do meio ambiente seja um aprendizado e que os participantes façam a diferença em outros momentos, e levem como um hábito de vida”, ressalta a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias.

Além da limpeza do litoral sergipano, na oportunidade, os apoiadores e voluntários puderam aproveitar a especial caminhada das tartarugas marinhas realizada pelo Projeto Tamar, plantio simbólico de mudas e uma apresentação teatral da Companhia Crochetando Histórias, aula de fitdance e distribuição de diversos brindes dos parceiros.

A veterinária do Tamar responsável pela caminhada das tartarugas olivas no evento, Gabriella Dutra, explica que o litoral sergipano é uma área importante de desova de tartarugas marinhas. “Registramos mais de dez mil ninhos por temporada, monitoramos e, às vezes, conseguimos encontrar alguns filhotinhos e fazer essas ações com o pessoal. Acompanhar a caminhada de filhotes, que é um momento super importante para as tartarugas, é muito emocionante. Essas ações são importantes porque elas são capazes de sensibilizar; são muitos alunos participando, que vão levar essas informações para suas famílias, e multiplicar o cuidado. O lixo nas praias é muito comum, muito constante e muito prejudicial às tartarugas”, detalha Gabriella.

Com foco na educação ambiental, alunos dos colégios estaduais Barão de Mauá, Ministro Petrônio Portela, Leonor Teles de Menezes e Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto contribuíram efetivamente com a ação. Aos 16 anos, a aluna da 1ª série do ensino médio Valentina Beatriz do Nascimento Santos conta que o ‘Praia Viva’ foi uma experiência incrível e que vai levar o aprendizado do dia adiante. “A limpeza de praia é um papel que eu acho que todo mundo deveria exercer e ter a oportunidade de estar exercendo hoje. A gente deveria pensar mais nos animais que vivem na praia e cuidar mais do meio ambiente, já que tudo isso precisa ser preservado. Com toda certeza, eu vou chegar na escola falando para todo mundo fazer o mesmo quando for à praia”, garante a aluna do Neuzice Barreto.

O ‘Praia Viva’ também conta com a participação de membros da sociedade civil e diversos parceiros ambientais, como a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), a Fundação Mamíferos Aquáticos, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), o Rei Beach Lounge Bar, a Econsult, a Fórmula Exata e a Ônix – Instituto Sergipano de Saúde e Fisioterapia, em uma mobilização coletiva em prol da preservação dos oceanos.

Ultimas notícias

Cine Sertão na Arte invade Feira Nova com exibições imperdív...
Após solicitação de Maurício Maravilha, Emsurb faz limpeza d...
Glicia Kelline vai ministrar terceira edição da imersão ‘Com...
Sergipe se torna palco do surfe brasileiro com o Abaís Surf ...
Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 têm até 30...
Itabaiana – 350 anos. Tinda e os Pretos do Tabuleiro dos Cab...