A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em desvios de recursos públicos destinados à área da saúde. Um dos alvos da ação é o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), que teve sua residência vasculhada por agentes federais em cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Mais de 100 policiais federais estão mobilizados para cumprir 28 mandados de busca e apreensão em 12 municípios paulistas, incluindo Sorocaba, São Paulo, Santo André, Osasco e Santos, além de Vitória da Conquista, na Bahia. A Justiça Federal autorizou ainda o sequestro de bens e valores que podem somar até R$ 20 milhões, e determinou que a Organização Social investigada não poderá firmar novos contratos com o poder público.

As investigações começaram em 2022, após suspeitas de irregularidades na contratação de uma OS para gerir serviços de saúde em Sorocaba. Segundo a PF, há indícios de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, fraude em licitação e contratação direta ilegal. Os investigadores identificaram movimentações financeiras suspeitas, como depósitos em espécie, quitação de boletos e transações imobiliárias.
#OperaçãoCopiaECola #PolíciaFederal #Sorocaba