Pular para o conteúdo

Energisa orienta sobre a composição da conta e como economizar

Compartilhe

Hábitos diários ajudam na redução do consumo

Você sabe como é feito o cálculo da conta de energia? Entender a composição da fatura é uma das principais dicas para consumir energia elétrica de forma mais eficiente. Isso porque ao acompanhar o consumo, é possível identificar gastos extras no cotidiano e adotar práticas para economizar.

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sergipe, Daniel Flor, explica que o valor da tarifa é definido pela Aneel. O sistema de energia pode ser dividido em três etapas básicas: geração da energia e transmissão. Por último, a distribuição da energia que chega ao consumidor final.

“A conta é apresentada em uma única fatura, mas do valor total, apenas o valor referente aos serviços de distribuição compete à Energisa, representando cerca de 28,8% do valor total da conta”,  explica Daniel.

A fatura de energia também possibilita a comparação do consumo em relação aos meses anteriores, permitindo ao consumidor identificar aumentos ou reduções no uso diário de energia. Essa análise pode motivar a reavaliação de hábitos cotidianos e a implementação de estratégias de consumo consciente.

Em dias mais quentes, por exemplo, equipamentos como ar-condicionamos e ventiladores são usamos com mais frequência, o que impacta no consumo de energia. Por isso, a recomendação é adotar hábitos conscientes e manter a manutenção dos eletrodomésticos em dia.

“A mudança de pequenos hábitos pode fazer a diferença. Tirar aparelhos que não estão em uso da tomada, a exemplo de televisão, micro-ondas, carregadores de celulares são alguns exemplos. Se você não está usando, retirar da tomada pode reduzir o desperdício de energia. Os nossos clientes também acessar a Gisa para ter mais dicas de como economizar energia”, orienta Daniel.

Dicas de redução de consumo

Computadores e Notebooks: Evite o modo stand-by, que também consome energia. Utilize a função de economia de energia do monitor.

Ar-condicionado: Ajuste a temperatura para 24ºC, considerada confortável para a maioria dos ambientes. Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso e realize a limpeza regular dos filtros, pois a sujeira dificulta a circulação do ar e reduz a eficiência do equipamento.

Ventiladores: Estes aparelhos não refrigeram o ambiente, portanto, não devem ser utilizados em locais desocupados para evitar o desperdício de energia.

Geladeiras e Freezers: Posicione-os o mais distante possível de fontes de calor, como fogões e fornos. Verifique a vedação da porta para garantir que não haja fuga de ar frio.

Televisão: Desligue o aparelho quando não estiver em uso e evite dormir com a TV ligada.
Lâmpadas: Desligue as lâmpadas quando não tiver pessoas no ambiente e prefira lâmpadas de LED que são mais econômicas.

Ultimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva de mulher suspeita de enve...
Ex-jogador Joe Thompson morre aos 36 anos após batalha contr...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 19/04/2025 para seu signo
PSDB e Podemos planejam fusão para 29 de abril com consulta ...
Caso Genivaldo: ex-PRF condenado por morte nega tortura em e...
Seca: município de Sergipe recebe reconhecimento federal