Interessados têm até o dia 2 de maio para se inscrever no exame que garante certificação do ensino fundamental ou médio
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abriu na última segunda-feira, 21, o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O prazo para inscrição segue até o dia 2 de maio, exclusivamente no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O resultado individual poderá ser consultado a partir do dia 15 de dezembro no portal do Inep.
Já o período para solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social vai até o dia 7 de maio. O resultado dos atendimentos será divulgado em 12 de maio, com prazo para recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado dos recursos estará disponível no dia 20 de maio.
As provas serão aplicadas no dia 3 de agosto. No turno da manhã, os portões abrirão às 8h e a prova se encerrará às 13h. Já no turno da tarde os portões abrirão às 14h30, encerrando às 20h30. As provas são divididas em quatro áreas do conhecimento, com os seguintes componentes curriculares: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa com a Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Os gabaritos serão divulgados até o décimo dia útil após o exame. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação de inscrição em data a ser divulgada pelo Inep.
O exame é voltado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular e desejam obter a certificação de conclusão de forma gratuita. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, além de não ter concluído o nível de ensino correspondente. A inscrição é realizada de forma online, com preenchimento de formulário com dados pessoais, escolha do nível de ensino e das áreas de conhecimento em que o participante deseja ser avaliado.
Entre os objetivos do exame estão a aferição de competências e saberes para fins de certificação da Educação Básica; servir como referência para autoavaliação e continuidade da formação dos participantes; oferecer suporte às políticas públicas voltadas à correção de fluxo escolar; apoiar o ingresso no mundo do trabalho e a construção da cidadania.
De acordo com o professor Edson Aragão, coordenador do Encceja da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Encceja representa uma oportunidade para quem deseja retomar os estudos e conquistar novas perspectivas. “O objetivo é oferecer a certificação para aqueles que não puderam concluir os estudos no tempo certo. A partir do exame, o participante pode se reencaminhar para o mercado de trabalho ou até dar continuidade à vida acadêmica. É um caminho gratuito e acessível para transformar vidas por meio da educação”, afirmou.
Novidades
Entre as principais novidades do Encceja 2025, destaca-se a ampliação do acesso e da inclusão. O sistema de inscrição passa a aceitar documentos de identificação digital de participantes estrangeiros, como a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), desde que inseridos via aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão comprovar a condição utilizando a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea). Outra novidade é a possibilidade de identificação de pessoas com diabetes no campo de atendimento especializado, mediante a apresentação do laudo médico.
O exame também oferecerá recursos de acessibilidade para participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, discalculia, entre outras condições específicas, incluindo gestantes, lactantes e idosos.