Pular para o conteúdo

Como saber se a empresa de ônibus é confiável?

Compartilhe

Viajar de ônibus é uma opção mais barata, mas todo cuidado é pouco

Muitas pessoas escolhem viajar de ônibus pelos mais variados motivos. Existem aquelas pessoas que prezam pelo conforto, aquelas que procuram economia, entre outras razões. A segurança começa, portanto, na estrada. Ao escolher uma empresa de ônibus, é preciso entender se ela realmente é confiável.

Existem algumas dicas que podem ser seguidas, pensando tanto na segurança de quem está viajando quanto em evitar eventuais prejuízos financeiros que possam surgir. Antes de tudo, é preciso pesquisar sobre a empresa escolhida.

Existem órgãos competentes que regularizam esse tipo de transporte, e o caminho é pesquisar se a empresa está registrada da forma adequada. O Cadastur, que pertence ao Ministério do Turismo, costuma registrar esse tipo de regularização. Basta acessar o site e procurar o nome da empresa em questão, sendo possível confirmar a regularidade de empresas renomadas, como a Primar Turismo, por exemplo.

Consultar o CNPJ da empresa é outro ponto importante. Com esse dado, é possível saber se a companhia existe ou se é algo fantasma ou clandestino, identificando sua sede, os telefones para contato, há quanto tempo circula e até mesmo se responde a algo na Justiça ou se tem alguma pendência.

Pesquisar processos ou eventuais notícias com o nome da empresa na mídia pode ajudar a saber se existe algum envolvimento com questões polêmicas, como acidentes. Nas redes sociais, é fácil encontrar avaliações e opiniões de pessoas que fizeram uso do serviço no passado. Sites como Reclame Aqui são ótimas opções para checar informações e reclamações passadas.

A condição da frota também é um ponto importante. Se o ônibus está em má condição ou a frota é muito antiga, problemas de segurança podem ser causados. Isso não engloba só o tempo de uso dos veículos, mas a manutenção periódica e a presença de itens de segurança, como cintos, tacógrafo e freios revisados.

Pesquisar outras opiniões, seja de usuários conhecidos ou de pessoas nas redes sociais, ajuda a traçar um panorama em cima da reputação e do nome da empresa. Empresas malfaladas ou que não respondem às reclamações podem representar um perigo real para quem vai viajar.

Antes de embarcar, dedicar atenção e tempo para realizar essas pesquisas é algo fundamental. Somente assim há a garantia de que a viagem ocorra com segurança e tranquilidade, sem colocar em risco a integridade dos passageiros.

Créditos: Antonio_Diaz/iStock

Ultimas notícias

Iguá Sergipe inicia operações em maio com gestão automatizad...
SSP de Sergipe abre vagas de estágio para estudantes de Dire...
Cantor Mateus, da dupla com Jorge, passa por cirurgia de eme...
Trailer de GTA 6 ultrapassa 250 milhões de visualizações no ...
Rato é flagrado por pacientes no Hospital João Alves, em Ara...
Homem é preso em flagrante após tentativa de homicídio com m...