Viajar de ônibus é uma opção mais barata, mas todo cuidado é pouco
Muitas pessoas escolhem viajar de ônibus pelos mais variados motivos. Existem aquelas pessoas que prezam pelo conforto, aquelas que procuram economia, entre outras razões. A segurança começa, portanto, na estrada. Ao escolher uma empresa de ônibus, é preciso entender se ela realmente é confiável.
Existem algumas dicas que podem ser seguidas, pensando tanto na segurança de quem está viajando quanto em evitar eventuais prejuízos financeiros que possam surgir. Antes de tudo, é preciso pesquisar sobre a empresa escolhida.
Existem órgãos competentes que regularizam esse tipo de transporte, e o caminho é pesquisar se a empresa está registrada da forma adequada. O Cadastur, que pertence ao Ministério do Turismo, costuma registrar esse tipo de regularização. Basta acessar o site e procurar o nome da empresa em questão, sendo possível confirmar a regularidade de empresas renomadas, como a Primar Turismo, por exemplo.
Consultar o CNPJ da empresa é outro ponto importante. Com esse dado, é possível saber se a companhia existe ou se é algo fantasma ou clandestino, identificando sua sede, os telefones para contato, há quanto tempo circula e até mesmo se responde a algo na Justiça ou se tem alguma pendência.
Pesquisar processos ou eventuais notícias com o nome da empresa na mídia pode ajudar a saber se existe algum envolvimento com questões polêmicas, como acidentes. Nas redes sociais, é fácil encontrar avaliações e opiniões de pessoas que fizeram uso do serviço no passado. Sites como Reclame Aqui são ótimas opções para checar informações e reclamações passadas.
A condição da frota também é um ponto importante. Se o ônibus está em má condição ou a frota é muito antiga, problemas de segurança podem ser causados. Isso não engloba só o tempo de uso dos veículos, mas a manutenção periódica e a presença de itens de segurança, como cintos, tacógrafo e freios revisados.
Pesquisar outras opiniões, seja de usuários conhecidos ou de pessoas nas redes sociais, ajuda a traçar um panorama em cima da reputação e do nome da empresa. Empresas malfaladas ou que não respondem às reclamações podem representar um perigo real para quem vai viajar.
Antes de embarcar, dedicar atenção e tempo para realizar essas pesquisas é algo fundamental. Somente assim há a garantia de que a viagem ocorra com segurança e tranquilidade, sem colocar em risco a integridade dos passageiros.
Créditos: Antonio_Diaz/iStock