Pular para o conteúdo

Sergipe lança estratégia de vacinação nas escolas públicas com foco em crianças e adolescentes

Compartilhe

A expectativa é alcançar pelo menos 90% dos alunos que apresentem pendências na caderneta

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), do Telessaúde Sergipe e do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), lançou nesta quinta-feira, 24, a estratégia estadual de vacinação nas escolas públicas para o ano de 2025. A iniciativa, que será realizada entre os meses de abril e maio, tem como objetivo intensificar a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes matriculados nas redes municipal e estadual de ensino em Sergipe.

A expectativa é alcançar pelo menos 90% dos alunos que apresentem pendências na caderneta. A ação inclui a análise individual dos cartões de vacinação e a aplicação de imunizantes conforme a necessidade. Dentre as vacinas contempladas estão HPV, meningocócica, tríplice viral, além de todas as que integram o calendário vacinal da criança e do adolescente.

De acordo com a gerente de imunização da SES, Ilani Paulina, a estratégia busca fortalecer a articulação entre os setores da saúde e da educação, promovendo não apenas a aplicação das vacinas, mas também ações educativas nas escolas. “É um momento importante para reforçar a importância da vacinação e garantir que os estudantes estejam com a situação vacinal em dia. Essa atuação conjunta é essencial para o sucesso da iniciativa”, destacou.

O responsável técnico pelo Programa Saúde na Escola em Sergipe pela SES, Rodrigo Lopes, ressaltou a importância do webinário que marcou o lançamento da estratégia, voltado para os gestores municipais de saúde e educação. “Esse momento é fundamental para fortalecer o diálogo entre os níveis federal, estadual e municipal. É uma oportunidade para sensibilizar as gestões e garantir que a vacinação aconteça de forma articulada e eficiente nos territórios. Vacinar é cuidar do indivíduo e do coletivo. Quando uma criança está protegida, ela falta menos às aulas e evita a disseminação de doenças, beneficiando toda a comunidade escolar”, afirmou. 

O responsável técnico pelo Programa Saúde na Escola pela Seed, Emerson Araújo, destacou a importância da integração entre saúde e educação para garantir o acesso dos estudantes às políticas públicas. “O Programa Saúde na Escola é uma articulação intersetorial estabelecida nos três níveis de gestão e tem por finalidade observar a saúde dos alunos, sejam crianças, adolescentes ou adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalhamos com 14 eixos, sendo a vacinação um deles. Utilizamos o escopo das escolas públicas pactuadas pelo PSE em todos os 75 municípios, abrindo as portas para acolher as equipes de saúde e promover a imunização de forma organizada e segura”, explicou.

Ultimas notícias

Ministro Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Co...
Iguá Sergipe inicia operações em maio com gestão automatizad...
SSP de Sergipe abre vagas de estágio para estudantes de Dire...
Cantor Mateus, da dupla com Jorge, passa por cirurgia de eme...
Trailer de GTA 6 ultrapassa 250 milhões de visualizações no ...
Rato é flagrado por pacientes no Hospital João Alves, em Ara...