Celebração marcou o encerramento do Jubileu dos Adolescentes e homenageou o papa Francisco, um dia após seu sepultamento
Neste domingo (27), a Praça São Pedro, no Vaticano, recebeu mais de 200 mil fiéis para uma missa especial que marcou o encerramento do Jubileu dos Adolescentes.
A celebração aconteceu um dia após o sepultamento do papa Francisco e contou com uma emocionante homilia do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Em seu discurso, Parolin destacou que o maior legado de Francisco foi a defesa da misericórdia como caminho para transformar o mundo. “Só a misericórdia cura e cria um mundo novo, extinguindo os focos de desconfiança, ódio e violência”, declarou o cardeal, emocionando os presentes, principalmente os jovens que lotaram a Praça.
O cardeal também comparou a dor sentida pela perda de Francisco com a que os apóstolos viveram após a morte de Jesus. “A dor pela sua partida, a tristeza que nos assalta, a perturbação que sentimos no coração, a sensação de desorientação: estamos a viver tudo isto”, afirmou.
O evento também seria o momento da canonização do Beato Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”, mas a cerimônia foi adiada em função do falecimento do papa Francisco.
Apesar disso, a missa manteve o espírito de esperança e fé que o pontífice sempre transmitiu ao longo de seu papado.