Pular para o conteúdo

Flávio Dino cobra explicações de Sóstenes Cavalcante sobre novo acordo de divisão de emendas parlamentares.

Compartilhe

Líder do PL na Câmara indicou possível rompimento de acordo para pressionar votação da urgência do projeto de anistia aos atos de 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu explicações públicas ao deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, sobre um novo acordo envolvendo a divisão de emendas parlamentares.

A cobrança surgiu após Sóstenes afirmar, em entrevista, que poderia romper um suposto acordo firmado anteriormente, com o objetivo de pressionar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar a urgência do projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023.

O episódio reacendeu o debate sobre o uso político das emendas parlamentares e a articulação para a votação de projetos sensíveis no Congresso. A fala de Sóstenes foi vista como uma tentativa explícita de utilizar a distribuição de recursos públicos como moeda de troca para acelerar interesses partidários.

Até o momento, Hugo Motta não comentou a declaração, e a CCJ ainda não incluiu a votação do pedido de urgência na sua pauta oficial. Flávio Dino, por sua vez, reforçou a necessidade de respeito à legislação e à independência dos Poderes, criticando práticas que possam ferir a ética no processo legislativo.

Ultimas notícias

Ex-gerente demitido após desentendimento com padre Fábio de ...
onas Almeida revela diagnóstico de câncer no pulmão e anunci...
Cenário quente em Sergipe: Ricardo Marques lidera pesquisa p...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 22/05/2025 para seu signo
Ponte da Morte, em Sergipe, passará por reforma após sucessi...
Macabro: irmãos presos após manterem corpo do pai morto por ...