Pular para o conteúdo

Cenário econômico de Sergipe favorece geração de empregos, garantem secretários

Compartilhe

A empregabilidade em Sergipe e as políticas de atração de investimentos foi abordada durante uma das palestras da Semana de Extensão da Unit, que reuniu diversos projetos de extensão universitária

A atração de investimentos públicos e privados para Sergipe está favorecendo a geração de empregos e vai exigir cada vez mais a formação e capacitação de uma mão-de-obra qualificada. Esta é a afirmação dos secretários estaduais Jorge Menezes Teles (Trabalho, Emprego e Empreendedorismo) e Júlio César Filgueira (Planejamento, Orçamento e Inovação), que participaram nesta quinta-feira, 24, de uma palestra da 19ª Semana de Extensão (Semex), promovida pela Universidade Tiradentes (Unit). Na ocasião, eles destacaram possibilidades e oportunidades de emprego e desenvolvimento no Estado, destacando as perspectivas sobre o futuro econômico do cenário local e os setores que estão abrindo mais vagas. 

Antes da palestra, Jorge Teles e Júlio Filgueira foram recebidos no Campus Farolândia por representantes da Unit, do Tiradentes Innovation Center e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), com os quais trocaram ideias, informações e possibilidades de mais parcerias futuras das instituições com o Estado, com foco na formação de mão-de-obra qualificada e no incentivo à pesquisa científica voltada para atender as demandas do mercado e da sociedade. 

“Estamos dentro de um evento de extensão, que é um dos tripés de formação do nosso aluno. E a universidade tem, dentro da sua visão, a formação para a empregabilidade. Estamos trazendo dois grandes secretários do Estado, que trabalham com políticas públicas dessa temática, e temos algumas pessoas que estão representando o mercado aqui. Esse é um cenário muito ideal para discutir o tema e estimular o nosso aluno a se motivar para estudar com a mão na massa, com o olho nos problemas reais da sociedade que precisam ser resolvidos”, afirma o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.

Durante a palestra, o secretário Jorge Teles destacou que Sergipe vive hoje “o melhor momento da sua história”, com a menor taxa de desemprego, o maior estoque de empregos e o maior volume de investimentos públicos e privados. Segundo ele, as políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico vêm sendo construídas e aplicadas pelo governo com a participação de vários setores, incluindo o mercado e as universidades. “O mercado precisa contratar e as entidades também estão formando mão de obra, mas a gente está construindo esse diálogo para que a gente caminhe numa só direção, formando a mão de obra que o mercado precisa. A Unit faz parte dessa rede e tem uma atividade preponderante na formação profissional do Estado, com toda a história que foi construída ao longo desses anos”, frisou.

O mesmo foi ressaltado por Júlio Filgueira, que aponta a tecnologia e a inovação como “forças matrizes de uma disrupção que o planeta assiste” hoje, principalmente por força das mudanças climáticas, da transição energética e da evolução de tecnologias de conectividade e inteligência artificial. Ele coloca o Ecossistema Tiradentes, como um exemplo de contribuição para o pensamento de políticas públicas que acompanhem as evoluções e atendam as demandas do mundo moderno. “Só é possível preparar as cidades para responder a uma nova realidade se nós somos capazes de ter uma visão direcional de médio e longo prazo e atuarmos de forma sinérgica, com academia, mercado e políticas públicas. Ver a forma como a Unit se coloca à disposição para isso é muito bom, porque ela se preparou para esse novo momento”, cita. 

O tema também foi discutido na mesma palestra pelo jornalista e economista Márcio Rocha, chefe de Comunicação e Inteligência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe. Ele destacou as tendências e oportunidades no mercado de trabalho, e como elas se relacionam com o cenário econômico atual no Estado e no Brasil. De acordo com Márcio, o mundo vive em transformações constantes e, por isso, o ensino superior deve se adaptar e se adequar às novas realidades. “Nós vivemos hoje uma situação na qual a gente exerce diversas atividades e profissões que não existiam até dez anos atrás. Mas a formação superior habilita as pessoas de modo que possam se trabalhar de um modo do conceito evolutivo, fazendo com que se adaptem cada vez mais à realidade do mercado”, afirma ele, acrescentando que a Unit cumpre um papel importante nesta formação. 

Para a gerente do núcleo Unit Carreiras, Janaína Machado, a presença dos secretários estaduais foi importante para que a comunidade acadêmica entenda os caminhos que estão sendo tomados pelo Estado na economia, as tendências de mercado e em que setores estão sendo geradas estas oportunidades. “A gente traz essa perspectiva do Governo do Estado, o crescimento, para onde estamos indo e o que o mercado está querendo. É super importante para que eles [os alunos] possam estar se imaginando dentro desse processo, dentro desse cenário social e econômico. Trazer os secretários é muito representativo para a gente, porque nós formamos profissionais que permanecem no Estado. Nós precisamos entender as tendências do Estado para que eles possam estar crescendo e ajudando a construir esse Sergipe forte que nós queremos”, diz ela.

Projetos de extensão

A palestra dos secretários marcou o penúltimo dia da Semex, que é promovida pela Unit há quase 20 anos e se consolidou como um dos principais eventos dedicados a temas e projetos relacionados à extensão universitária. Neste ano, ela abordou o tema “Aprender, Agir e Transformar: A Extensão Universitária como Caminho para a Empregabilidade”, que busca destacar o papel fundamental destes projetos no desenvolvimento de competências e habilidades que promovem a integração entre a universidade, a sociedade e o mercado de trabalho, aumentando o potencial de empregabilidade dos estudantes.

A Semex teve um total de 800 inscritos e mais de 150 trabalhos de extensão e de pesquisa que foram apresentados ao longo do evento. O encerramento oficial foi nesta sexta-feira, 25, com o anúncio dos melhores trabalhos em oito áreas temáticas. Seus autores foram agraciados com o Prêmio Almir Santana de Extensão Universitária, criado nesta edição em homenagem ao médico sanitarista Almir Santana, que também é professor de Medicina da Unit e tem mais de 40 anos de serviços dedicados à saúde pública de Sergipe e do Brasil. 

Fonte: Asscom Unit

Ultimas notícias

Incêndio atinge casa em Itabaiana após queima de lixo em ter...
Deputado Georgeo fala sobre supostas irregularidades no TAF ...
SMTT notifica empresa por uso de ônibus com mais de 12 anos ...
Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara
Conselho Tutelar proíbe pastor mirim de pregar em igrejas e ...
Ex-modelo Loni Willison é vista em situação de rua