O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, na noite desta quarta-feira (30), o procurador federal Gilberto Waller Júnior como o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação ocorre após o afastamento de Alessandro Stefanutto, exonerado em meio às investigações da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.
Com bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais e especialização em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, Waller Júnior possui ampla experiência na administração pública. Ele ingressou no INSS como procurador em 1998 e já atuou como corregedor-geral (2001 a 2004) e subprocurador-geral (2007 a 2008). Também foi ouvidor-geral da União na Controladoria-Geral da União (CGU) entre 2016 e 2023 e, atualmente, ocupava o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU).
A mudança na presidência do INSS foi motivada pelas revelações da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de fraudes praticadas entre 2019 e 2024, envolvendo o desconto indevido de contribuições de aposentados e pensionistas para entidades e organizações sociais, sem autorização dos beneficiários.
O governo federal afirmou que a nomeação de Waller visa restaurar a confiança no órgão e reforçar os mecanismos de controle interno e combate à corrupção.