Veículos foram alvo de fiscalização da ADEMA após denúncias de vazamento de chorume
A Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 16, a realização de perícia criminal em cinco caminhões de lixo interditados pela Administração Estadual de Meio Ambiente (ADEMA), em Aracaju. A ação ocorreu na sede da empresa responsável pela coleta, com o objetivo de apurar eventuais irregularidades nos veículos e verificar se estão em condições de operação sem causar danos ambientais.
Os caminhões pertencem à empresa RENOVA, contratada para realizar a coleta de lixo no município. Os veículos foram interditados no último dia 8 de maio, após fiscalização da ADEMA motivada por denúncias de vazamento de chorume durante a execução do serviço.
Na ocasião, representantes da empresa foram levados à 3ª Delegacia Metropolitana para prestar esclarecimentos sobre o descumprimento da ordem de paralisação dos caminhões, que estariam operando sem as condições adequadas.
O delegado titular da Depama, Flávio Albuquerque, informou que a perícia foi requisitada como parte do inquérito instaurado para apurar os fatos. Após a conclusão do laudo pelo Instituto de Criminalística, o inquérito será finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário, que deverá avaliar eventuais responsabilidades por infrações ambientais.