A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju inicia em 6 de outubro a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A mobilização segue até 1º de novembro e oferece diferentes formatos de atendimento para ampliar o acesso da população.
Onde e como vacinar
Entre 6 e 10 de outubro, tutores poderão levar seus pets ao drive-thru montado no Parque da Sementeira. De 27 a 31 de outubro, o serviço será transferido para o Parque de Exposições.
Aos sábados, pontos fixos em todas as regiões da capital estarão disponíveis conforme cronograma divulgado semanalmente nos canais oficiais da SMS e da Prefeitura de Aracaju. Na Zona de Expansão, equipes de agentes de combate às endemias percorrerão as residências com vacinação volante porta a porta.
Meta é proteger animais e pessoas
Daniel Nunes, gerente de combate às endemias, destaca que a imunização previne a raiva em cães e gatos e impede a transmissão ao ser humano. “Quando o tutor comparece aos pontos de vacinação, protege o animal e contribui para a segurança coletiva”, afirmou.
Números da campanha
Até o momento, a SMS contabiliza 8.620 animais vacinados em 2025, sendo 2.884 cães machos, 2.305 fêmeas, 1.809 gatos machos e 1.622 fêmeas. Os dados evidenciam a adesão dos tutores e reforçam a importância da continuidade da mobilização.
Por que vacinar
A raiva é uma zoonose viral com letalidade próxima de 100%. Transmitida pela saliva de animais infectados, pode ocorrer por mordidas, arranhões ou lambidas, e não há cura após o início dos sintomas. A vacinação anual é a única forma eficaz de prevenção.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

