O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de 16 novas marcas de café torrado que foram desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido. Os produtos desclassificados são considerados impróprios para consumo e deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis, após a fase de análise dos laudos laboratoriais e a notificação das empresas sobre os resultados.
“Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, afirma Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.
As ações fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa reduzir a ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.
O Mapa ressalta que a adição de matérias estranhas ou elementos não autorizados ao café é considerada uma fraude, o que justifica a inclusão desses produtos nas ações do programa.