Sindicato mantém paralisações apesar de decisão judicial
Uma decisão liminar, expedida nesta segunda-feira (5), determina que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese) suspenda o movimento grevista previsto para os dias 7 e 8 de agosto. A determinação responde a um pedido da Procuradoria Geral do Estado.
Apesar da decisão, o Sintese informou pelas redes sociais que não foi notificado oficialmente e reiterou a manutenção das paralisações. A entidade reivindica negociações sobre gratificações congeladas, recuperação de perdas salariais e melhorias nas condições de trabalho, alegando falta de avanços nas pautas.
O Governo, por sua vez, alega ter criado uma comissão para reestruturar a carreira do magistério, com reuniões realizadas em março e maio, e considera a greve inconstitucional.
Com a manutenção das paralisações, o Sintese convocou atos públicos na Assembleia Legislativa de Sergipe nesta quarta-feira (6) e na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na quinta-feira (7). A Justiça fixou uma multa diária de R$ 60 mil para o Sindicato em caso de continuidade do movimento grevista.