O grupo foi formado a pedido do MEC, que pretende avaliar a qualidade do ensino ministrado por cursos e instituições de todo o país; professores com experiência em avaliações de larga escala foram convidados, incluindo um doutor em Educação pela Unit
O Ministério da Educação (MEC) começou a trabalhar na criação de um instrumento de avaliação para os cursos e instituições das áreas técnicas e tecnológicas em todo o país, a exemplo do que já acontece com os sistemas nacionais de avaliação da Educação Superior (Sinaes) e das Escolas de Governo (Saeg). Este sistema já começou a ser desenvolvido por uma comissão de professores e especialistas formada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. O grupo, que tem experiência e estudos publicados em processos de avaliação em larga escala e instrumentos de avaliação, esteve reunido entre os dias 10 e 14 de junho na sede do órgão, em Brasília.
Um dos professores convidados para integrar a comissão foi Jacques Fernandes Santos, que é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. Ele explica que o novo instrumento será aplicado para todos os estudantes dos cursos profissionalizantes, a fim de averiguar o grau de conhecimento de cada um deles após sua formação. “Foi uma ampla formação para os atuais avaliadores, que conheceram a política nacional de educação profissional e tecnológica, e depois, fomos convidados a contribuir com o desenvolvimento do instrumento de avaliação, pensando em modelos, moldes, questões e perspectivas desejadas nesta que será a primeira avaliação em larga escala das áreas técnica e tecnológica do Brasil”, relata.
De acordo com Jacques, que é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Paulo Afonso (BA), e do Instituto Federal de Educação de Alagoas (Ifal), em Santana do Ipanema (AL), esta é a primeira etapa do trabalho desenvolvido pelo Inep, que ainda irá fazer vários testes, simulações e avaliações do instrumento desenvolvido pela comissão de docentes. Ainda não há uma previsão confirmada sobre quando esse sistema de avaliação para o ensino técnico e tecnológico irá entrar em vigor.
“O principal objetivo é verificar o grau e o índice de qualidade da formação profissional no Brasil, pública e privada, e contribuir para a elevação do nível e qualidade dessa formação, tão importante para o universo do trabalho, e tão buscada nos últimos anos, permitindo uma educação de qualidade e comprometida com o desenvolvimento profissional e humano dos estudantes. Isso é importante para que exista um acompanhamento profundo do Ministério da Educação sobre o perfil do egresso dos cursos profissionalizantes e tecnológicos, garantindo que estes segmentos também tenham amplo olhar da Política Nacional de Educação e suas variantes”, diz o professor.
Experiência no conceito
Jacques Fernandes foi convidado para integrar a comissão do Inep a partir de uma investigação curricular sobre docentes da rede federal de ensino com experiência em processos de avaliação em larga escala e instrumentos de avaliação. Ele atribui essa experiência ao doutorado em Educação no PPED/Unit, que ele cursou entre 2018 e 2022. Nesse período, ele participou do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC), chefiado pela professora-doutora Andrea Karla Ferreira Nunes, e se aprofundou no conceito de Avaliação em Larga Escala, que inclusive foi usado na sua tese de doutorado sobre a infoinclusão na Rede Federal de Educação Tecnológica. .
“Aqui na Unit, eu tive acesso a uma formação sólida sobre parâmetros e indicadores educacionais. É tanto que, após minha formação, continuei atuando com avaliação em larga escala na Rede Federal de Educação, colaborando com as comissões. Foi através deste movimento que tive a honra, agora, de ser convidado pelo Inep. Ou seja, sem a Unit, jamais teria conhecido e me tornado um pesquisador de Avaliação em Larga Escala”, destaca Jacques, acrescentando que, no meio acadêmico, a convocação para compor uma equipe nacional de avaliação e elaboração de seus instrumentos é vista como um importante reconhecimento e uma das mais desejadas conquistas para professores e educadores.
Fonte: Asscom Unit