Pular para o conteúdo

Sistema de avaliação do ensino técnico é desenvolvido por comissão de professores

Compartilhe

O grupo foi formado a pedido do MEC, que pretende avaliar a qualidade do ensino ministrado por cursos e instituições de todo o país; professores com experiência em avaliações de larga escala foram convidados, incluindo um doutor em Educação pela Unit

O Ministério da Educação (MEC) começou a trabalhar na criação de um instrumento de avaliação para os cursos e instituições das áreas técnicas e tecnológicas em todo o país, a exemplo do que já acontece com os sistemas nacionais de avaliação da Educação Superior (Sinaes) e das Escolas de Governo (Saeg). Este sistema já começou a ser desenvolvido por uma comissão de professores e especialistas formada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. O grupo, que tem experiência e estudos publicados em processos de avaliação em larga escala e instrumentos de avaliação, esteve reunido entre os dias 10 e 14 de junho na sede do órgão, em Brasília. 

Um dos professores convidados para integrar a comissão foi Jacques Fernandes Santos, que é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. Ele explica que o novo instrumento será aplicado para todos os estudantes dos cursos profissionalizantes, a fim de averiguar o grau de conhecimento de cada um deles após sua formação. “Foi uma ampla formação para os atuais avaliadores, que conheceram a política nacional de educação profissional e tecnológica, e depois, fomos convidados a contribuir com o desenvolvimento do instrumento de avaliação, pensando em modelos, moldes, questões e perspectivas desejadas nesta que será a primeira avaliação em larga escala das áreas técnica e tecnológica do Brasil”, relata.

De acordo com Jacques, que é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Paulo Afonso (BA), e do Instituto Federal de Educação de Alagoas (Ifal), em Santana do Ipanema (AL), esta é a primeira etapa do trabalho desenvolvido pelo Inep, que ainda irá fazer vários testes, simulações e avaliações do instrumento desenvolvido pela comissão de docentes. Ainda não há uma previsão confirmada sobre quando esse sistema de avaliação para o ensino técnico e tecnológico irá entrar em vigor. 

“O principal objetivo é verificar o grau e o índice de qualidade da formação profissional no Brasil, pública e privada, e contribuir para a elevação do nível e qualidade dessa formação, tão importante para o universo do trabalho, e tão buscada nos últimos anos, permitindo uma educação de qualidade e comprometida com o desenvolvimento profissional e humano dos estudantes. Isso é importante para que exista um acompanhamento profundo do Ministério da Educação sobre o perfil do egresso dos cursos profissionalizantes e tecnológicos, garantindo que estes segmentos também tenham amplo olhar da Política Nacional de Educação e suas variantes”, diz o professor. 

Experiência no conceito

Jacques Fernandes foi convidado para integrar a comissão do Inep a partir de uma investigação curricular sobre docentes da rede federal de ensino com experiência em processos de avaliação em larga escala e instrumentos de avaliação. Ele atribui essa experiência ao doutorado em Educação no PPED/Unit, que ele cursou entre 2018 e 2022. Nesse período, ele participou do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC), chefiado pela professora-doutora Andrea Karla Ferreira Nunes, e se aprofundou no conceito de Avaliação em Larga Escala, que inclusive foi usado na sua tese de doutorado sobre a infoinclusão na Rede Federal de Educação Tecnológica. .

“Aqui na Unit, eu tive acesso a uma formação sólida sobre parâmetros e indicadores educacionais. É tanto que, após minha formação, continuei atuando com avaliação em larga escala na Rede Federal de Educação, colaborando com as comissões. Foi através deste movimento que tive a honra, agora, de ser convidado pelo Inep. Ou seja, sem a Unit, jamais teria conhecido e me tornado um pesquisador de Avaliação em Larga Escala”, destaca Jacques, acrescentando que, no meio acadêmico, a convocação para compor uma equipe nacional de avaliação e elaboração de seus instrumentos é vista como um importante reconhecimento e uma das mais desejadas conquistas para professores e educadores.

Fonte: Asscom Unit 

Ultimas notícias

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DOS CAMINHONEIROS 2025 ESTÁ PRONTA COM ...
Motor de avião pega fogo e cerca de 300 passageiros entre vá...
Mudanças climáticas tornam arroz mais tóxico, revela estudo
Decisão do governo Trump de revogar política tributária impa...
INSS antecipa consulta ao 13º salário de aposentados e pensi...
Igreja Católica inicia preparativos para Conclave após morte...