Pular para o conteúdo

Advogado Victor Barreto oficializa candidatura à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional do TJSE

Compartilhe

A vaga foi aberta devido à aposentadoria do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça.

O advogado sergipano Victor Barreto registrou oficialmente sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) pelo Quinto Constitucional, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB-SE). A vaga foi aberta devido à aposentadoria do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça.

Em suas redes sociais, Victor Barreto compartilhou o momento da inscrição e destacou que sua candidatura representa um compromisso com a participação ativa da advocacia no Judiciário. “O Quinto Constitucional é um mecanismo essencial para garantir que a advocacia tenha voz nas decisões que impactam diretamente a sociedade. É a oportunidade de levar o olhar da advocacia, sua experiência e prática para dentro do Tribunal de Justiça”, afirmou.

No post, ele também ressaltou que sua candidatura é pautada por valores fundamentais da profissão. “Minha decisão de participar deste processo vem da minha trajetória, sempre pautada no compromisso com a justiça, na defesa dos direitos e no respeito à Constituição. Construí um caminho baseado na lealdade, no respeito, na honestidade e na humanidade. Renovo aqui meu compromisso com os valores democráticos e o respeito aos direitos humanos, pois acredito que esses pilares são fundamentais para representar a advocacia no Quinto Constitucional”, declarou.

Com mais de 14 anos de atuação jurídica, Victor Barreto é formado em Direito pela Universidade Tiradentes, possui especialização em Direito Tributário pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Direitos Humanos. Além disso, tem formação em Administração de Empresas e Logística Empresarial. Em sua trajetória, foi vice-presidente da Associação dos Distribuidores de Sergipe, integrou por dez anos o Conselho de Contribuintes da Sefaz-SE e atua como procurador efetivo do município de Lagarto. Também se destaca por sua atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCD).

Quinto Constitucional – processo de escolha

A formação da lista sêxtupla, destinada ao preenchimento da vaga do Quinto Constitucional pertencente à advocacia no Tribunal de Justiça de Sergipe, é regulamentada pela Resolução nº 17/2024 do Conselho Seccional da OAB/SE.

Com o encerramento da fase de inscrições, o Conselho Pleno da Ordem selecionará 12 candidatos. Em seguida, o processo entrará em uma nova etapa, quando os advogados poderão votar, de maneira on-line, em um dos 12 nomes. Os seis mais votados irão compor a lista sêxtupla, que será encaminhada aos desembargadores do TJSE. Estes reduzirão a lista para três nomes, e caberá ao governador do Estado a decisão final sobre a escolha do novo desembargador.

Ultimas notícias

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de homicíd...
Catia Fonseca deixa a Band após sete anos no comando do "Mel...
Colisão frontal entre carro e caminhão deixa dois mortos em ...
Copa do Brasil Feminina de Vôlei Sentado acontece em Niterói...
Saúde de Aracaju alerta sobre os riscos dos cigarros eletrôn...
Prefeita Emília Corrêa entrega 244 unidades habitacionais do...