Pular para o conteúdo

Afoxé Filhos de Gandhy restringe participação de homens trans em desfile de Carnaval

Compartilhe

Às vésperas do Carnaval de Salvador, o Afoxé Filhos de Gandhy anunciou que apenas homens cisgêneros poderão participar do desfile deste ano. A decisão, divulgada na segunda-feira (24) pelo site Dois Terços, gerou repercussão negativa entre ativistas e internautas, que acusam a agremiação de transfobia.

O comunicado afirma: “De acordo com o artigo 5º do Estatuto Social, só poderão ingressar na associação pessoas do sexo masculino, cisgênero. Por isso, a venda do passaporte será apenas para esse público.” Até o momento, o Afoxé não se posicionou publicamente sobre o caso.

Fundado em 18 de fevereiro de 1949 por estivadores portuários de Salvador, o Afoxé Filhos de Gandhy é uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval baiano. Inspirado nos princípios de não-violência e paz do líder indiano Mahatma Gandhi, o bloco busca promover a cultura afro-brasileira e a espiritualidade. Os integrantes, exclusivamente homens, desfilam trajando vestes brancas, turbantes e colares azuis e brancos, simbolizando os orixás Oxalá e Ogum. O perfume de alfazema é uma marca registrada do grupo, que entoa cânticos em iorubá ao som do ritmo ijexá. 

Termo de Aceite do Filhos de Gandhy Crédito: Reprodução

Controvérsias e Discussões Internas

A decisão de restringir a participação a homens cisgêneros gerou debates sobre inclusão e diversidade dentro da comunidade do afoxé. Historicamente, o Filhos de Gandhy manteve uma composição exclusivamente masculina, refletindo as tradições culturais e religiosas de sua fundação. No entanto, em 1979, foi criada a Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy, com o objetivo de promover a ascensão política e social das mulheres por meio da cultura e valorização da ancestralidade. Este grupo feminino desenvolve atividades culturais, educacionais, sociais e políticas, buscando combater desigualdades e empoderar mulheres na sociedade. 

Nas redes sociais, a restrição gerou críticas. Apesar de ainda não ter feito um post oficial sobre o tema, a página do Afoxé Filhos de Gandhy no Instagram recebeu diversos comentários em uma publicação recente que anunciava o tema do Carnaval de 2025: “Ogum – O Senhor do Ferro, dos Metais e da Tecnologia! “.

Filhos Gandhy
Filhos Gandhy – Ascom/ Micareta

Ultimas notícias

Mãe da filha de Neymar denuncia comentários racistas contra ...
Justiça Federal transfere área do Parque Nacional do Iguaçu ...
Assaltante é morto a tiros ao tentar roubar motorista de BMW
Piloto de asa delta Rogerinho morre após acidente em Pouso A...
Papa Francisco permanece em estado crítico pelo quarto dia c...
CBF define tabela da Supercopa Feminina, que abre a temporad...